ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Comissão aprova projeto que obriga desconto para quitação de dívidas

Fabiano Arruda | 17/05/2012 16:39
Senador Delcídio do Amaral preside sessão do CAE durante aprovação do projeto. (Foto: Divulgação)
Senador Delcídio do Amaral preside sessão do CAE durante aprovação do projeto. (Foto: Divulgação)

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou projeto de lei que obriga a concessão de descontos para clientes que quiserem quitar contratos de forma antecipada como operações de crédito com redução proporcional de juros e outros acréscimos.

A maioria, mas nem todas, as instituições financeiras adotam o mecanismo.

Pela proposta, de autoria da senadora Lídice de Mata (PSB/BA), também fica proibida a cobrança de qualquer penalidade pela quitação antecipada da transação financeira.

Além disto, exige a obrigatoriedade que os contratos tenham expressos as taxas sobre as parcelas, bem como cláusula que especifique a taxa de desconto aplicável na liquidação ou amortização antecipada.

O texto original recebeu emenda, sendo que a única ressalva é que esse desconto não deve ser menor que a taxa de juros estabelecida no contrato, o que visa garantir a quitação antes do prazo final ofereça custo menor para o cliente.

O presidente da CAE, senador Delcídio Amaral (PT), destacou que o projeto segue a linha de redução de juros bancários incentivada pelo Governo Federal.

“O projeto torna a concessão dos descontos obrigatória. Com isso, o que se quer é facilitar a vida do cidadão e continuar criando as condições necessárias para que o Brasil cresça, se desenvolva e tenha um consumo compatível com o aumento da renda da população”, afirmou o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias