ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Comissão da Câmara aprova zona de livre comércio de Ponta Porã

Paulo Fernandes | 02/12/2014 08:55
Projeto de lei de Akira Otsubo tramita em caráter conclusivo e não precisa ser apreciado pelo plenário (foto: divulgação)
Projeto de lei de Akira Otsubo tramita em caráter conclusivo e não precisa ser apreciado pelo plenário (foto: divulgação)

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da Câmara dos Deputados, aprovou ontem (2) o Projeto de Lei 7619/2014. que cria um free shop em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

O texto, de autoria do deputado federal Akira Otsubo (PMDB), amplia a atuação dos comerciantes, tornando o Município uma área de livre comércio. No Brasil, nove municípios tem esta prerrogativa.

De acordo com o texto, poderão usufruir deste benefício mercadorias para consumo e venda interna na área de livre comércio; para instalação e operação de atividades de turismo e serviços de qualquer natureza; estocagem para exportação ou reexportação para o mercado externo; e para industrialização de outros produtos no território do município.

Os benefícios fiscais não incidirão sobre armas e munições; veículos de passageiros; bebidas alcoólicas; produtos fumígenos e derivados.

O Projeto de Lei tem o objetivo de estimular a integração latino-americana e desenvolver a economia das áreas fronteiriças ao Paraguai.

“A localização geográfica impõe desvantagem às cidades brasileiras no setor de comércio. Com a área de livre comércio de produtos e serviços inverte-se este panorama e haverá aumento da competitividade do comércio em solo brasileiro", afirmou Akira Otsubo.

Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, a proposta tramita em caráter conclusivo – não precisa ser apreciada pelo plenário - e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nos siga no Google Notícias