ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Comissão da Câmara constata falta de alimentos para crianças em Ceinfs

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 03/04/2013 19:00
Carla e Flávio visitando um dos Ceinfs (Foto: Divulgação)
Carla e Flávio visitando um dos Ceinfs (Foto: Divulgação)

A Comissão Permanente de Assistência Social da Câmara de Campo Grande constatou esta manhã a veracidade da denúncia de que os Centros de Educação Infantil (Ceinfs) estão sem alimentos para as crianças, com pais e educadores tendo de fazer “vaquinha” para suprir as necessidades dos alunos.

O presidente da comissão e a vice-presidente, vereadores Flávio Cesar (PT do B) e Carla Stephanini (PMDB), estiveram, no início da manhã desta quarta-feira, nos Ceinfs do Jardim Futurista e Estrela Dalva. “As diretoras confirmaram que estão há três semanas sem abastecimento de merenda”, informou Carla. No Ceinf Mary Sadalla, segundo ela, o problema da falta de alimentos leva pais e funcionários a arrecadarem gêneros ou se cotizaram para a sua aquisição do mínimo necessário para não faltar “merenda” para as crianças.

Para o presidente da Comissão, Fávio Cesar, é “inadímissível” que as crianças estejam sem essa merenda, visto que o governo federal, segundo ele, “repassou R$ 1,7 milhão para alimentação em fevereiro e março” à Prefeitura de Campo Grande.

Os vereadores deixaram claro às diretoras dos Ceinfs que a visita não tinha intenção de colocá-las em atrito com a administração do prefeito Alcides Bernal (PP), por liberarem informações, e sim obter dados da realidade para garantir o bom funcionamento de cada unidade. Os vereadores disseram que vão ficar atentos para a possível ocorrência de atos de retaliação quanto aos diretores.

Recentemente, a prefeitura foi obrigada a cancelar licitação para aquisição de merenda depois que o Tribunal de Contas do Estado considerou haver falha no edital. A suspensão foi determinada pelo conselheiro Waldir Neves, que aceitou representação da empresa RC Nutry Alimentação Ltda, apontando comprometimento da competitividade por falha no edital.

O pregão presencial 003/2013 previa “menor preço por lote item”. Para o conselheiro, as concorrentes do certame poderiam apresentar suas propostas por menor preço por item ou por lote, “configurando dubiedade quanto ao critério de apuração” e afrontando a Lei de Licitações.

A vereadora Carla Stefanini lembrou desse fato, mas mesmo assim considerou inaceitável a situação. “Não se justifica a inexistência de gêneros. Não se justifica funcionários e pais terem de providenciar a alimentação de seus filhos. Se não bastasse ter sido realizada licitação – cancelada recentemente – existe verba federal específica para essa finalidade, ou seja, para garantir a alimentação das crianças assistidas pelos Ceinfs”, afirmou ela.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Marcos Alex Azevedo de Melo, o Alex do PT, informou que a Prefeitura vai abrir nova licitação para o fornecimento de merenda escolar.

 

Nos siga no Google Notícias