ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Comissão de ética faz 1ª reunião amanhã em processo contra vereador douradense

Lúcio Borges | 16/06/2015 22:17

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Dourados marcou para esta quarta-feira (17) a primeira reunião que começa a definir rumos da apuração de denúncia contra o parlamentar Maurício Lemes (PSB), acusado de apalpar, passar a mão na vereadora Virginia Magrini (PP). A reunião foi agendada para as 14 horas dando início ao processo por quebra de decoro parlamentar, que foi aprovado por unanimidade, 15 x 0, pelo plenário da Casa de Lei em sessão desta segunda-feira (15).

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara tem até 17 de agosto deste ano para elaborar o parecer final sobre a denúncia de assédio, que ocorreu no final da sessão ordinária do último dia 08. A data final é conforme cronograma elaborado pela assessoria jurídica da Casa, ao qual o Campo Grande News, divulgou no fim da tarde de hoje.

A sessão de ontem, que criou a ação, contou com a presença de 17 vereadores e quinze parlamentares apoiaram a deliberação do processo administrativo do artigo 20 do código de ética e decoro parlamentar. Apenas não votaram: o acusado, Mauricio Lemes e o presidente da Câmara, Idenor Machado, que só vota em caso de empate. Outros dois vereadores, Nelson Sudário e Délia Razuk, que completam a Casa, também não opinaram, devido à ausência na sessão de ontem.

O presidente da comissão, o vereador Marcelo Mourão (PSD), apontou que está primeira reunião, com outros membros, é para se inteirar do fato em geral. “Este encontro foi marcado para que nós da comissão pudéssemos analisar o documento encaminhado pelo presidente da Câmara e como é o processo e assim darmos início ao procedimento legal. Depois de nos inteirarmos do fato, iremos ouvir as partes envolvidas e testemunhas”, explica Mourão.

Sem avaliação

Mourão, não quis adiantar nada sobre os encaminhamentos da comissão e muito menos do que pode ser concluído. “Vamos começar e temos que ter a legalidade do código para ver o que será feito. E muito menos, ainda é cedo para dizer se Lemes, será ou não cassado, pois a comissão tem 90 dias para encaminhar um relatório final para a Câmara. Vamos tomar todas as medidas para que o caso seja tratado da forma mais séria possível. Não tem como dizer o que vai acontecer tudo será analisado de acordo com regimento interno e o código de ética. Precisamos ver onde o fato se enquadra, pode haver outras penalidades, como advertência, mas nada certo ainda”, disse o presidente.

Os membros convocados e que fazem parte da comissão são os vereadores Juares de Oliveira (PRB) e o pastor Ramão Cirilo (PTC), que teria visto a 'brincadeira' no dia do fato. Segundo Mourão, o departamento jurídico da Casa de Leis também acompanhará a reunião, já que o mesmo está assessorando a comissão em relação a caso.

Nos siga no Google Notícias