ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Comissão organiza audiência pública para sanar pichações na Capital

Jéssica Benitez | 31/03/2013 07:45
Orla Morena é alvo constante de pichadores (Foto: Marcos Ermínio)
Orla Morena é alvo constante de pichadores (Foto: Marcos Ermínio)

A Comissão Permanente de Meio Ambiente realiza no próximo dia 3, na Câmara Municipal de Campo Grande, audiência pública às 19h para tratar sobre as inúmeras pichações espalhadas pela Capital. O problema se tornou recorrente na cidade e, por isso, o evento deve abranger diferentes segmentos como educação, segurança, direitos humanos e ONG’s (Organizações Não Governamentais), objetivando encontrar solução para o problema de forma coletiva e hamônica.

A comissão, presidida pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB), instalou espécie de pesquisa de campo e foi às ruas para verificar o crescente número de patrimônios públicos e particulares com pichações na Capital. Segundo o líder da pasta, um grupo de artistas plásticos e grafiteiros já garantiram parcerias numa campanha educativa primando pela arte.

Inaugurada há menos de três anos, a Orla Morena, um dos cartões postais campo-grandenses, é um exemplo de pontos que sofrem com as constantes pichações. Algumas partes do espaço já foram pintadas, porém, os pichadores não se intimidaram e tornaram a pichar o local. Prédios antigos, lojas, escolas e praças também ilustram a vasta lista de lugares depredados pelo mau uso da tinta spray.

“Nesta audiência pública podem surgir sugestões para acabar com este tipo de depredação. Também existe a possibilidade de entendermos por que está acontecendo isto. É somente demarcação de território de grupos ou as pessoas estão sem espaço para demonstrar suas criações?”, pondera Romero.

O intuito em reunir líderes de vários segmentos é relacioná-los com o tema tratado, seja para orientar a área educacional e cultural ou alertar o poder de política e punição aos casos de pichação. Além disso, destacar a prática como arte, no caso o grafite. “Mais do que expor um problema, vamos mostrar a opção do grafite como arte que pode conquistar os pichadores. Além disso, vai ser orientado sobre as leis que condenam a prática”, finalizou. Hoje pela manhã, o vereador vai à feira do Bairro Universitário II divulgar a audiência pública sobre o tema.

Nos siga no Google Notícias