ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Comissão planeja audiência na próxima semana para discutir pacto federativo

Fabiano Arruda | 01/11/2012 11:41

O pacto federativo será tema de audiência, provavelmente, na próxima semana, de audiência no CAE (Conselho de Assuntos Econômicos) do Senado em Brasília (DF).

Ontem (31), em sessão extraordinária na comissão, o tema foi discutido e requerimento foi aprovado para convidar integrantes da Comissão de Notáveis, criada pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB), formada por 14 parlamentares, para debater o assunto.

O senador Delcídio do Amaral (PT), que preside o CAE, reuniu-se, logo após a reunião da comissão, com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

A manutenção de incentivos fiscais para fomentar investimentos em regiões como Centro-Oeste, Norte e Nordeste estiveram presentes no encontro.

Delcídio destaca que até o final do ano o Congresso precisa apontar uma nova proposta para a divisão do FPE (Fundo de Participação dos Estados) e chamou a atenção para a discussão sobre a negociação das dívidas de estados e municípios com a União.

“Discutimos não só o indexador, mas também a necessidade de se reduzir o percentual de comprometimento da receita para pagamento da dívida de 15 para 9 por cento”, explicou.

O petista revela que os royalties também estiveram na discussão com Barbosa. Para Delcídio, o relatório do deputado Carlos Zarattini(PT/SP), prestes a ser votado pela Câmara Federal, é prejudicial a Mato Grosso do Sul porque reduz a participação de MS nos royalties do pré-sal.

“Mostrei ao secretário Barbosa que não existe nenhuma concordância nossa e dos demais estados com o relatório de Zarattini”, pontua o senador, ressaltando entender que os pontos serão priorizados pela presidente Dilma Rousseff (PT) e o Ministério da Fazenda até o final do ano.

Nos siga no Google Notícias