ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Comissão presidida por Delcídio aprova nova diretoria do Banco Central

Michel Faustino | 14/04/2015 18:33
Delcídio comandou a sessão da CAE que aprovou o nome dos novos diretores do BC. (Foto: Divulgação)
Delcídio comandou a sessão da CAE que aprovou o nome dos novos diretores do BC. (Foto: Divulgação)

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, presidida pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS), aprovou nesta terça-feira (14) os nomes dos economistas Otávio Ribeiro Damaso e de Tony Volpon para a diretoria do Banco Central. Cada um recebeu 22 votos favoráveis e dois contrários.

Diante da sabatina que é feita pelos senadores, os dois prometeram um combate rigoroso à inflação e disseram que farão de tudo para assegurar estabilidade do poder de compra da moeda.

“Não há fundamentação na literatura econômica de que tenha observado crescimento econômico e melhor padrão de vida da população sem que fosse assegurada a estabilidade do poder de compra da moeda. Manter a inflação sob controle deve ser compromisso de todo governo; mais do que isso, uma política de estado”, Otávio Damaso.

Segundo Tony Volpon, a inflação deve voltar ao centro da meta e economia terá condições de crescer novamente, assim que os ajustes atuais na economia forem concluídos.

“Quando o atual programa de ajuste econômico for concluído teremos as condições de ver a economia brasileira voltar a crescer de forma sustentável. As recentes ações da política monetária tem sido nessa direção. A convergência da inflação para o centro da meta deve ser algo factível já em 2016”, previu.

O presidente da CAE, senador Delcídio do Amaral ressaltou o trabalho da comissão, que segundo ele, “foi feito com muito exito”.

“Uma das atribuições da nossa comissão é justamente sabatinar as pessoas indicadas pelo governo para ocupar cargos importantes em instituições como o Banco Central. E isso foi feito hoje com muito zelo e afinco pelos membros da CAE. Os novos diretores demonstraram bastante conhecimento do mercado e eu não tenho dúvida que , por seu talento e experiência, cumprirão um papel importante na luta pela crescimento da economia”, avaliou.

Autonomia -Uma possível independência do Banco Central foi outro tema abordado pelos senadores. Os indicados evitaram se posicionar sobre o assunto, mas garantiram que o que importa realmente é uma autonomia operacional, coisa que a instituição brasileira já conquistou.

Segundo eles, o assunto vai além de questões técnicas. Cada país adota um modelo diferente - mais adequado às suas características políticas, econômicas e culturais - e o local apropriado para discutir o tema é o Congresso Nacional.

“Não aceitaria o cargo se não tivesse a total convicção de que o BC tem total autonomia”, disse Otávio Damaso.

Perfis - Otávio Damaso é economista graduado pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Matemática para Economia e Administração pela mesma universidade. Funcionário de carreira do Banco Central há 17 anos, exerce desde 2011 o cargo de chefe de gabinete do presidente da instituição.

Tony Volpon formou-se na Universidade McGill, de Montreal, e é mestre em Economia pela Universidade Western Ontario, ambas no Canadá. Desde setembro de 2009, exerce o cargo de diretor-executivo, na função de chefe de Pesquisas para Mercados Emergentes das Américas, no Nomura Securities lnternational, em Nova York (EUA).

Nos siga no Google Notícias