ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Condenado pela Lava Jato, Bumlai consegue prisão domiciliar

STF havia negado, a princípio; a defesa alega problemas de saúde

Mayara Bueno | 18/11/2016 09:04
José Carlos Bumlai, pecuarista sul-mato-grossense. (foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
José Carlos Bumlai, pecuarista sul-mato-grossense. (foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai, preso pela Lava Jato, cumprirá prisão domiciliar. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki autorizou o benefício na quinta-feira (17). As informações são do Estadão.

Em parecer encaminhado ao Supremo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu a manutenção da prisão preventiva de Bumlai. Ele foi condenado a 9 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira e corrupção passiva no âmbito da Lava Jato.

Bumlai foi preso em novembro do ano passado e chegou a permanecer em regime domiciliar por cerca de cinco meses por razões de saúde. No entanto, voltou à prisão após fim de tratamento médico.

A defesa do pecuarista recorreu ao STF pedindo que ele permanecesse em recolhimento domiciliar, com tornozeleira eletrônica, até julgamento do mérito sobre a prisão. À época, Teori negou o pedido da defesa para que Bumlai continuasse a cumprir a pena em casa. Agora, o ministro reconsiderou sua decisão, permitindo o recolhimento domiciliar.

Nos siga no Google Notícias