ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Confira o que pode ou não no dia do segundo turno em Campo Grande

Ricardo Campos Jr. | 29/10/2016 10:32
Eleitores escolhem novo prefeito de Campo Grande neste domingo (Foto: Richelieu de Carlo)
Eleitores escolhem novo prefeito de Campo Grande neste domingo (Foto: Richelieu de Carlo)

Neste domingo (30), os eleitores campo-grandeses vão às urnas para escolher o novo prefeito. Como em todo pleito, é importante observar algumas regras para evitar transtornos no dia da votação.

Os eleitores devem se apresentar nas seções eleitorais a partir das 8h munidos de um documento com foto. Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor.

O número do documento é necessário apenas para quem for justificar ausência, já que ele deve ser colocado em um dos campos do formulário disponível no site do órgão.

Uma vez preenchido, o papel pode ser entregue em qualquer local de votação ou em até 60 dias.

O que levar? - Para votar, são aceitos carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e no caso dos indígenas a Carteira de Identidade expedida pela FUNAI). Não será admitida a certidão de nascimento, certidão de casamento tampouco o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

A tradicional “cola”, em que o eleitor anota em um pedaço de papel o número do candidato para não esquecer, é permitida. É autorizada ainda a manifestação individual e silenciosa de apoio a algum candidato, mas é proibido vestir camisetas e usar bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

Também é proibido usar celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente.

Nos siga no Google Notícias