ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Congresso inicia sessão para analisar vetos aos royalties

Iolando Lourenço, da Agência Brasil | 06/03/2013 20:33

Com o plenário da Câmara dos Deputados lotado, o Congresso Nacional iniciou, há pouco, a análise dos vetos da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que trata da nova distribuição dos royalties do petróleo.

Desde o começo dos trabalhos, o clima no plenário é tenso devido à disputa entre representantes dos estados produtores (principalmente Rio de Janeiro e Espírito Santo) e não produtores.

Cariocas e capixabas apresentaram dezenas de questões de ordem na tentativa de cancelar a sessão e evitar a derrubada dos vetos.

Eles consideram que a nova distribuição dos royalties deve valer apenas para os novos contratos de exploração e argumentam que a receita dos royalties é um direito adquirido, portanto, não poderá haver redução das receitas que recebem atualmente.

Os parlamentares dos estados não produtores, em maioria, querem que a divisão dos ganhos da exploração do petróleo sejam divididos de forma igualitárias entre todos os entes federados. Para a votação de hoje, eles distribuíram panfletos com o pedido para que os vetos sejam derrubados.

Os parlamentares dos estados produtores anunciaram que, caso se confirme a derrubada dos vetos, irão ingressar com ações diretas de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. Os governadores dos Rio de Janeiro e Espírito Santo também informaram que pretendem recorrer ao Judiciário caso haja mudança na regra de distribuição dos royalties. “Houve uma série de irregularidades na sessão de ontem e vamos recorrer”, disse o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ).

Nos siga no Google Notícias