ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Conselheiro Cícero de Souza se aposenta, Jerson favorito para vaga

Leonardo Rocha | 31/10/2014 08:58
Cícero de Souza, durante sua última sessão como conselheiro na última quarta, hoje foi publicada sua aposentadoria (Foto: Roberto Araújo/TCE)
Cícero de Souza, durante sua última sessão como conselheiro na última quarta, hoje foi publicada sua aposentadoria (Foto: Roberto Araújo/TCE)

O governo estadual publicou hoje (31), no Diário Oficial, a aposentadoria do conselheiro do TCE (Tribunal de Contas Estadual), Cícero de Souza, que completa no dia 2 de novembro, 70 anos de idade. Para sua vaga, o favorito é o presidente da Assembleia, o deputado estadual Jerson Domingos (PMDB). O legislativo estadual é quem vai indicar o novo nome para compor o pleno.

Cícero de Souza era o atual presidente do Tribunal, inclusive comandou sua última sessão, na quarta-feira (29). O conselheiro José Ricardo Pereira Cabral, atual vice-presidente, ficará a frente da instituição até dezembro. A partir de 2015, o novo presidente do TCE, será o conselheiro Waldir Neves, tendo José Ricardo como vice e Iran Coelho das Neves, na função de Corregedor-Geral.

O conselheiro que se aposenta hoje nasceu no dia 02 de novembro de 1944, em Campo Grande, tendo a formação em Ciências Jurídicas, pela Universidade de Uberlândia, em 1971. Depois exerceu a função de fiscal de rendas quando o Estado ainda era Mato Grosso e ingressou na política em 1986, como deputado estadual, onde teve quatro mandatos.

De fevereiro de 1993 a janeiro de 1995, foi o presidente da Assembleia Legislativa. Também presidiu algumas comissões na Casa de Leis, entre elas a do Direitos Humanos, Constituição e Justiça e Execução Orçamentária.

Cícero foi indicado para o TCE em 17 de outubro de 2001, e empossado no dia 1 de novembro do mesmo ano. Durante os biênios de 2003/2204 e 2005/2006, foi o vice-presidente do Tribunal. Ele assumiu o comando da instituição a partir de 2007, realizando na última quarta-feira, a última sessão como presidente.

Entre as realizações durante sua gestão a frente do TCE, estão os projetos de modernização do Tribunal, o plano de cargos e carreiras dos servidores, plano estratégico, a digitalização de documentos e automatização de procedimentos de controle, adoção de sistemas informatizados, com aquisição de equipamentos.

Na sua gestão ainda teve a criação do diário oficial eletrônico, a inauguração da Escola Superior de Controle Externo, o Centro de Educação Infantil do Tribunal de Contas do Estado, Professora Maria Constança Barros Machado, assim como realização de concurso para aquisição de novos profissionais.

Favorito - Para sua vaga no TCE, o favorito é o deputado Jerson Domingos, que já foi citado pelos deputados estaduais e inclusive pelo governador André Puccinelli (PMDB). Esta vaga pertence ao legislativo estadual, que vai decidir o substituto de Cícero de Souza. Jerson inclusive ponderou que sua indicação depende dos colegas da Casa de Leis.

Nos siga no Google Notícias