ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Conselho de Ética decide pela cassação de Delcídio do Amaral

Decisão segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça do Senado

Michel Faustino | 03/05/2016 15:52
O senador Delcídio do Amaral (sem partido) corre o risco de perder o mandato. (Foto: Agência Senado)
O senador Delcídio do Amaral (sem partido) corre o risco de perder o mandato. (Foto: Agência Senado)

Os integrantes do Conselho de Ética do Senado decidiram na tarde desta terça-feira (3), por unanimidade, pelo prosseguimento do processo de cassação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Os parlamentares seguiram parecer do relator Telmário Mota (PDT-RR) sobre o processo por quebra de decoro parlamentar. Ao todo, foram 13 votos favoráveis e apenas uma abstenção.

Durante o seu voto, o senador Telmário Mota afirmou que "não há qualquer dúvida de que o senador Delcídio abusou de sua prerrogativa constitucional" e de que maculou a imagem do Senado ao atuar, segundo o Ministério Público, para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

"Quando o senador se propõe a auxiliar na fuga de um criminoso e influir no escorreito trabalho de um tribunal, macula não só sua imagem, mas a do Senado", resumiu o relator. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar está reunido nesta terça para discutir e votar as conclusões de Telmário Mota. Na sessão, os congressistas concordaram que não era necessário sequer discutir o veredicto do relator.

A apresentação do relatório ocorre cinco meses depois que a Rede Sustentabilidade e o PPS protocolaram no conselho uma representação contra o senador, pedindo a instauração de um procedimento disciplinar contra ele. O Conselho de Ética deu início ao processo em dezembro do ano passado.

Antes da leitura do parecer pelo relator, a defesa do senador tentou adiar a sessão. Citando o regimento interno da Casa, alegou que deveria transcorrer "um prazo de dez dias úteis para a realização dessa reunião [...] a partir do momento em que é disponibilizado o relatório do relator para todos os senadores e para a defesa, para que possa apresentar os seus memoriais". O pedido foi indeferido pelo presidente do conselho, João Alberto Souza (PMDB-MA).

Trâmite - Aprovado, o parecer segue para a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), para exame dos aspectos constitucional, legal e jurídico, o que deve ser feito no prazo de cinco sessões ordinárias. Depois de admitido pela CCJ, o parecer será encaminhado para votação no Plenário do Senado, onde também será aberta e nominal.

A cassação do mandato só ocorrerá se houver apoio da maioria absoluta dos senadores, ou seja, pelo menos 41 votos. A CCJ pode recomendar o arquivamento da representação.

Nos siga no Google Notícias