ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

CPI da Homex apura em depoimento hoje responsabilidades e calote

Kleber Clajus | 23/01/2014 13:29
Vereadores irão averiguar responsabilidade técnica de profissionais e calote da Homex (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)
Vereadores irão averiguar responsabilidade técnica de profissionais e calote da Homex (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Homex ouvem, a partir das 14h desta quinta-feira (23), representantes do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção). A ideia é apurar o número de empresas que sofreram calote da construtora mexicana, bem como a responsabilidade dos profissionais que participaram das obras. Os depoimentos ocorrem no auditório Edroim Reverdito, na Câmara Municipal de Campo Grande.

A presidência dos trabalhos retorna ao vereador Alceu Bueno (PSL), que teve mandato cassado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) por suposta compra de votos, mas obteve liminar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para continuar no cargo até o julgamento de recurso.

De acordo com o membro da CPI, vereador Otávio Trad (PT do B), do CREA/MS o objetivo é apurar a responsabilidade técnica dos profissionais que participaram do empreendimento. Já do Sinduscon há busca por saber quantas empresas levaram calote da Homex, em Campo Grande.

Outros depoimentos também estão agendados para o dia 30 de janeiro, às 14h, quando serão ouvidos representantes da Homex, Prefeitura de Campo Grande, Caixa Econômica Federal e da VBC Engenharia, empresa que assumiu a continuidade das obras abandonadas pela construtora mexicana.

Histórico - Das três mil casas que a Homex se propôs a construir na Capital, a empresa vendeu 700, mas não entregou 272. A construtora também é acusada de calote de R$ 24 milhões com fornecedores, com processos iniciados em 2012 e 2013.

A fim de resolver o impasse, a Caixa Econômica Federal contratou em setembro a empresa VBC Engenharia Ltda para dar continuidade às obras dos 272 apartamentos abandonados em fase de construção e adquiridos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Já em dezembro, a nova construtora realizou levantamento sobre os materiais necessários e no dia 6 de janeiro iniciou os trabalhos. O cronograma de obras tem previsão de entrega das unidades habitacionais para o primeiro semestre de 2015.

Nos siga no Google Notícias