ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

CPI da Saúde da Assembléia recebe denúncias de irregularidades em Coxim

Leonardo Rocha | 02/07/2013 08:48
Comissão questiona "omissão" de secretário sobre irregularidades em Coxim (Foto: divulgação)
Comissão questiona "omissão" de secretário sobre irregularidades em Coxim (Foto: divulgação)

Os integrantes da CPI da Saúde da Assembleia receberam diversas denúncias na reunião realizada ontem em Coxim, entre elas o superfaturamento de serviços, o não cumprimento da carga horária dos médicos e o sucateamento de veículos da saúde. Os deputados também questionaram a “omissão” do atual secretário Rogério Márcio Souto que não repassou estas denúncias aos órgãos competentes.

De acordo com a comissão, o secretário deveria ter acionado tanto a prefeitura como o MPE (Ministério Público Estadual), porém este apenas elaborou um relatório interno. “O relatório feito pela Secretaria de Saúde não resolve nada se não for entregue aos órgãos responsáveis”, ressaltou o presidente da CPI, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT).

A presidente do conselho municipal, Eliza Magali, destacou que além do não cumprimento da carga horária dos médicos, falta medicamentos e melhorias nas estruturas do setor. Ela ainda revelou que o conselho não aprovou as contas dos antigos secretários de saúde, já que tinham “problemas” e falta de informações necessárias. “Seríamos coniventes com a situação”, destacou.

Os ex-secretários Mário Nakada (gestão 2009 a 2010) e Gilberto Portela Lima (2011 a 2012) reconheceram que realizavam diversas ações em regime de urgência, sem licitação, porém negaram qualquer irregularidade. Em relação ao Hospital Regional de Coxim, os deputados visitaram o local e afirmaram que a estrutura é do primeiro mundo, porém precisa de equipamentos modernos e contratação de profissionais especializados.

O diretor do hospital, Marcelo César Ferreira, ressaltou que a unidade tem uma despesa mensal de R$ 680 a 800 mil e atende 3 mil pessoas por mês. Ele também afirmou que desconhece a denúncia que após a inauguração das UTIs, estas tenham sido retiradas do hospital.

A CPI da Assembleia investiga os repasses dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) para unidades de saúde do Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos. A comissão é formada pelos deputados Amarildo Cruz (PT), presidente, Junior Mochi (PMDB), relator, Lauro Davi (PSB), Maurício Picarelli (PMDB) e Onevan de Matos (PSDB).

Nos siga no Google Notícias