ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

CPI das construtoras ouve na quinta trabalhador demitido e perito do trabalho

Fabiano Arruda | 03/10/2011 16:33

A primeira audiência da CPI das construtoras, marcada para a próxima quinta-feira, às 14h30 no Plenarinho da Assembleia Legislativa, vai ouvir cinco pessoas.

Serão ouvidos o superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul, Paulo Antunes de Siqueira; Rodrigo de Oliveira Garcia, trabalhador demitido contratado pela empresa Homex; Samuel da Silva Freitas, da presidência da CGTB/MS (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil de Mato Grosso do Sul); Luiz Carlos das Luz, perito do trabalho que acompanhou o MPT (Ministério Público do Trabalho) nas inspeções de obras; e Walace Faria Pacheco, auditor do trabalho.

As pessoas convocadas serão sabatinadas pelos parlamentares que integram a CPI. Os nomes foram definidos na sexta, após reunião da equipe técnica da CPI com o procurador do Trabalho de Campo Grande, Hiran Sebastião Meneguelli Filho, que também repassou informações sobre inquéritos específicos e apurações de irregularidades das construtoras.

Segundo o presidente da comissão, deputado Maurício Picarelli (PMDB), as construtoras que não encaminharam informações à CPI hoje terão tomar providências em 48 horas. Em caso de descumprimento, a comissão avisa que acionará o Ministério Público.

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga possíveis irregularidades trabalhistas e desrespeito ao direito do consumidor por construtoras irá funcionar por 120 dias e tem autonomia investigativa semelhante aos das autoridades judiciais com competência para intimações, exigência de documentos e informações. Caso necessário o prazo poderá ser prorrogado por mais 60 dias.

Além de Picarelli, os outros titulares do grupo são Antônio Carlos Arroyo (PR), vice-presidente; Onevan de Matos (PSDB), relator; Junior Mochi (PMDB) e Cabo Almi (PT), membros.

A CPI criou até email (cpiconstrucaocivil@hotmail.com) para receber sugestões e denúncias.

Nos siga no Google Notícias