ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

CPI denuncia parentesco de gestores com empresa suspeita e pagamento ilegal

Lidiane Kober e Bruno Chaves | 14/11/2013 17:45

Em depoimento à CPI da Saúde, a coordenadora do Grupo Gestor de Projeto de Desenvolvimento do Gisa (Gerenciamento de Informações em Saúde), Maria Cristina Abraão Nashif, admitiu, nesta quinta-feira (14), que seu filho e filho de outra integrante do colegiado têm relação profissional com a Telemídia, acusada de cobrar quase R$ 10 milhões da Prefeitura de Campo Grande, sem entregar o sistema de marcar consulta nos postos de saúde em condições de uso.

A indagação partiu do presidente da CPI, deputado estadual Amarildo Cruz (PT). Inicialmente, Maria Cristina ignorou a pergunta, mas, cerca de 20 minutos depois, reconheceu que seu filho “prestou serviço à Telemídia por um tempo”. Ela ainda deixou escapar que o filho de outra coordenadora do colegiado, nominada apenas de Luzia, trabalhou para a empresa.

Segundo apurou a CPI, em 30 de outubro de 2012, a própria Telemídia informou ter concluído 48% da instalação do programa. Apesar disso, a empresa, ainda conforme os deputados, teria recebido 96% dos R$ 9,9 milhões, repassados pelo Ministério da Saúde à prefeitura para instalar o sistema, classificado, inclusive, como referência nacional.

Para Amarildo, o pagamento por um serviço não feito se configura como uma irregularidade. “Vamos encaminhar à denúncia ao MPF (Ministério Público Federal) e ao MPE (Ministério Público Estadual)”, reforçou. Questionada sobre a suspeita, Maria Cristina repetiu ser responsável apenas pela execução do programa e afastou relação com a parte financeira.

Sem conhecimento – O presidente da CPI ainda questionou a coordenadora por supostamente deixar gente sem conhecimento técnico assinar laudos sobre a entrega de etapas da implantação do serviço.

Segundo ele, profissionais da área administrativa deram aval a algumas etapas. Na lista, estariam o primo do então secretário de Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), Luciano de Barros Mandetta, que ocupava o cargo de diretor administrativo da secretaria, e Mabel Vasconcelos, diretora da pasta.

Erro grosseiro – Ainda no depoimento, Maria Cristina deu a entender que Mandetta apressou a instalação do sistema. “Ele queria deixar um legado em Campo Grande”, comentou. “Foi um erro grosseiro querer instalar o programa em dois anos, o atual sistema, que foi comprado pronto, precisou de cinco antes para ser implantado”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias