ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

CPI do Calote suspende audiência depois de bate-boca de vereadores

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 11/07/2013 17:59
Representante da RDM assistindo ao início do bate-boca entre vereadores (Fotos: Cleber Gellio)
Representante da RDM assistindo ao início do bate-boca entre vereadores (Fotos: Cleber Gellio)
Alex do PT de dedo em riste, já exaltado, durante o bate-boca na Câmara
Alex do PT de dedo em riste, já exaltado, durante o bate-boca na Câmara

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Calote, vereador Paulo Siufi (PMDB), encerrou a reunião que estava sendo realizada na Câmara de Campo Grande em razão de bate-boca entre o relator Elizeu Dionízio (PSL) e o líder do prefeito na Casa, Marcos Alex (PT). Como estavam em lados opostos da mesa de trabalhos, não chegou a acontecer agressão física, mas o petista chegou a se exaltar e a gritar.

A discussão começou durante o depoimento de Luciene Araújo, sócio diretora da RDM Recuperadora de Créditos, que já fechou as portas por não receber por serviços prestados e cobra uma dívida de R$ 4.847.664,00 da Prefeitura de Campo Grande. Os ânimos se acirraram quando Luciene afirmou que, apesar de o contrato principal ser com a Prefeitura de Campo Grande (Município), tinha prestado serviço também para a Emha (Empresa Municipal de Habitação), que é outra pessoa jurídica, embora vinculada ao Município.

Paulo Siufi defendeu a regularidade da situação, considerado que a Emha integra a estrutura administrativa do Município. “Se secretaria faz parte da prefeitura não é irregular”, afirmou ele, referindo-se à Emha como se fosse secretaria, quando na realidade era uma empresa e foi transformada em autarquia, também com personalidade jurídica diferente.

Alex do PT contestou Siufi, afirmando que o caso era de “flagrante ilegalidade”, o que justificaria o fato de a prefeitura ter suspendido o pagamento para a RDM.

Nesse momento, Elizeu Dionízio, relator da CPI do Calote, afirmou que Alex estava ali na comissão para defender o prefeito Alcides Bernal. Alex retrucou: “Estou aqui para defender...”. Como Alex não concluiu a frase, Elizeu ajudou: “... o Bernal”.

O nervosismo de Alex explodiu e ele começou a gritar, exigindo respeito e acusando Elizeu de tê-lo chamado de “mentiroso”, fato que realmente aconteceu durante os debates. Em contraposição, Elizeu disse que iria entrar com segunda representação contra Alex na Casa, por falta de decoro parlamentar.

“Com a primeira já entrei”, anunciou o relator da CPI, observando que esta referiu-se ao fato de Alex ter se referido a ele como “pato novo e imbecil” durante a crise que envolveu denuncias de falta de alimentos nos Centros de Educação Infantil (CEINFs).

“Agora vou entra com outra representação porque o Alex diz que outros integrantes da CPI estavam defendendo empresas”, afirmou Elizeu. “Quero que o senhor prove que estou defendendo essas empresas”, insistiu.
Dando por finalizado o depoimento da representante da RDM, Siufi anunciou a suspensão da reunião da CPI. “Não tem mais condições de continuar”, alegou o presidente da comissão, informando que tem essa prerrogativa regimental.

Haveria ainda, na reunião da CPI, o depoimento de Élcio Terra, superintendente da empresa Solurb, que já estava na Câmara. Siufi reconvocou o depoente para segunda-feira, às 14h. Depois convocou reunião a portas fechadas dos membros da CPI, com a participação de quatro dos cinco integrantes, já que Alex se recusou a participar. “Não vou participar de reunião onde sou minoria”, justificou.

Nos siga no Google Notícias