ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

CPI do Cimi começa fase de depoimentos ouvindo jornalista e sociólogo

Leonardo Rocha | 13/10/2015 07:56
CPI começa a ouvir depoimentos para investigar o Cimi (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
CPI começa a ouvir depoimentos para investigar o Cimi (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

A CPI do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) vai começar nesta terça-feira (13), a partir das 14h, a fase de depoimentos para investigar se a entidade incentivou ou financiou invasões de terras em Mato Grosso do Sul, por grupos indígenas. Serão ouvidos no plenarinho da Assembleia o sociólogo Lorenzo Carrasco e o jornalista Nelson Barretto.

O sociólogo e jornalista Lorenzo Carrasco é autor do livro “Quem manipula os povos indígenas contra o desenvolvimento do Brasil” e coautor dos livros “Máfia Verde: o ambientalismo a serviço do governo mundial e “Máfia Verde 2: ambientalismo, novo colonialismo”. Já Nelson Barreto é autor dos livros “ Revolução Quilombola” e “Tribalismo Indígena: Ideal Comuno-Missionário para o Brasil no século XXI: 30 anos depois”.

A CPI começa sua fase de depoimentos no momento em que uma nova comissão parlamentar, sobre o conflito no campo, está prestes a ser oficializada na Casa de Leis, a CPI do Genocídio Indígena, que vai investigar se houve omissão do Estado na apuração das mortes e violência contra os povos indígenas.

Dois grupos se confrontam na Assembleia, de uma lado a ala ruralista que quer investigar se existem entidades que influenciam as invasões, do outro a bancada do PT que é contra esta apuração, por acreditar que este trabalho ao invés de buscar uma solução, só vai acirrar os ânimos, tentando encontrar um culpado.

A CPI do Cimi tem a deputada Mara Caseiro (PT do B) como presidente, Paulo Corrêa (PR) na função de relator e Marquinhos Trad (PMDB) de vice-presidente. Pedro Kemp (PT) e Onevan de Matos (PSDB) completam o grupo de trabalho como membros.

Nos siga no Google Notícias