ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Política

CPI espera que quebra de sigilo mostre se Cimi financiou invasões

Leonardo Rocha | 25/02/2016 11:39
Mara diz que novas informações pode esclarecer as denúncias de financiamento (Foto: Assessoria/ALMS)
Mara diz que novas informações pode esclarecer as denúncias de financiamento (Foto: Assessoria/ALMS)

A deputada Mara Caseiro (PMB), presidente da CPI do Cimi, afirmou nesta quarta-feira (25), que com a quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico da entidade, os deputados poderão saber se houve repasse de recursos, para financiar invasões de terras no Estado, por meio de grupos indígenas. Ela ponderou que a intenção é checar se existia esta movimentação financeira, que foi apontada em depoimentos.

"Tivemos muitos depoimentos que relacionam integrantes do Cimi e representantes indígenas, vamos poder analisar se realmente houve este repasse de recursos para eles, uma maneira de confirmar se o que foi contado, se trata da realidade, nada melhor que a  movimentação bancária", disse ela.

A deputada afirmou que após a aprovação desta medida, que além do Cimi, ainda pede  a quebra de sigilo de pessoas físicas ligadas a entidade, resta a assessoria jurídica da comissão, fundamentar a decisão, para se exigir estes dados dos órgãos responsáveis. "Vai ser decidido quantos e quais pessoas terão que abrir o sigilo, levando em conta aqueles que foram citados, para sabermos se teve recursos enviados para manter as invasões".

O coordenador jurídico da CPI, José Quirino, explicou que após a aprovação da medida, vai se fundamentar de forma individual cada quebra de sigilo e depois encaminhar aos órgãos. "Não necessita de autorização judicial, a CPI tem autonomia para pedir esta quebra (sigilo), só tem a obrigação e o dever de preservar este sigilo, usá-lo apenas para o interesse da investigação".

O deputado Pedro Kemp (PT), integrante da comissão parlamentar, disse que esta decisão pode ser contestada, já que o Cimi se trata de uma entidade de caráter privado, que não recebe recursos públicos. "Este foi o motivo para cancelarem na Justiça a CPI da Enersul, e pode ocorrer o mesmo agora, corre muito risco".

Nos siga no Google Notícias