ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Criança "chora desesperadamente" ao ver vereador em Ceinf, diz Bernal

Jéssica Benitez | 12/04/2013 11:31
Para Bernal, visita de vereadores deixam crianças desesperadas (Foto: Pedro Peralta)
Para Bernal, visita de vereadores deixam crianças desesperadas (Foto: Pedro Peralta)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), justificou, nesta sexta-feira, porque os vereadores foram barrados no Ceinf (Centro de Educção Infantil) da Capital. Ele disse que a medida para restringir o livre acesso de "estranhos" às creches visa proteger os estudantes. Ele disse que algumas crianças choraram desesperadamente ao ver os parlamentares, que foram fiscalizar as condições de funcionamento e a falta de merenda nas unidades.

“Estão indo para os Ceinfs e as crianças ficam chorando. Quando chegam os vereadores, as crianças de 1 a 4 anos começam a ficar preocupadas porque eles interferem no ambiente, entram como se houvesse algo errado. Tem criança, que quando vê o vereador, chora desesperadamente”, relatou o chefe do Executivo, sem demonstrar o menor tom de brincadeira em sua fala.

De acordo com o prefeito, a secretária Municipal de Assistência Social, vereadora licenciada Thaís Helena (PT), não proibiu as visitas aos centros, apenas sugeriu sistema de organização nas "inspeções" a pedido dos próprios funcionários. “Nossa secretária atendeu ao pedido do pessoal que trabalha com as crianças e pediu que fosse organizado, para não atrapalhar na rotina das crianças”, disse.

A polêmica envolvendo os Ceifs surgiu quando os vereadores Flávio César (PTdoB) e Carla Stephanini (PMDB), respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão Permanente De Assistência Social, foram a alguns centros devido a denúncias de que produtos de hortifruti não estariam chegando para a merenda das crianças.

Diante da situação, Thaís Helena solicitou organização no sistema de visitações. Segundo a petista, depois da entrada dos vereadores nos Ceinfs, muitas pessoas também foram aos locais para conhecer as dependências dos centros.

“Por isso pedi organização, para não atrapalhar a rotina do ambiente”, argumentou a secretária. O primeiro vereador a ser barrado foi Vanderlei Cabeludo (PMDB). Depois, quatro comissões da Câmara Municipal também foram proibidas de entrar no mesmo Ceinf, no Jardim Colúmbia. 

A polêmica chegou ao ponto do presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Cesar (PMDB), anunciar pedido de mandado de segurança para liberar a entrada de vereadores em qualquer órgão público da Capital. Além disso, um relatório com mais de 50 páginas foi elaborado pela comissão de Assistência Social e encaminhado ao MPE (Ministério Publico Estadual) para que as devidas providências sejam tomadas.

Nos siga no Google Notícias