ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Crianças vão às urnas por motivos diferentes no Centro e na periferia

Filipe Prado e Elverson Cardoso | 05/10/2014 17:12
Rodnei e Marilena levaram as netas e acreditam que irá influência no futuro (Foto: Marcos Ermínio)
Rodnei e Marilena levaram as netas e acreditam que irá influência no futuro (Foto: Marcos Ermínio)

Pais levam os filho para acompanhar as votação para destacar a importância do voto consciente e da participação do processo democrático. No entanto, na periferia, os adultos levam as crianças por falta de local onde deixá-las.

No Colégio Dom Bosco, na área central de Campo Grande, a maioria dos pais, que foram acompanhados dos filhos, levaram as crianças para estimular o voto. Como o juiz do trabalho aposentado Rodnei Doresto, 58 anos, que levou as netas, de um e cinco anos, para a votação.

“Foi uma coincidência, pois hoje é dia de reunir a família, mas não deixa de incentivar a criança”, comentou o avô. A avó das meninas, a fisioterapeuta Marilena Lazarini, 54, achou importante levar as meninas. “Aprende a votar certo”, admitiu.

A doméstica Nair Assunção dos Santos, 62, levou a neta, 5 anos, para votar, mas alegou que trouxe por que não teria como deixá-la em casa, já que sua mãe estava trabalhando. A irmã dela, Selma Nydia, 34, acreditou que levar a menina no dia da eleição não irá influencia-lá, mas sim o comportamento da família.

“Minha mãe nunca levou a gente para as eleições, mas nós nos tornamos eleitoras conscientes do mesmo jeito”, admitiu Selma.

Já no Bairro Noroeste, na Escola Municipal Ione Catarina Gianotti Igydio, o cenário foi diferente. Muitas crianças compareceram à zona eleitoral com os pais, porém eles não acreditaram que isso iria influenciar algo, somente os levaram para que não ficassem em casa sozinhos.

A doméstica Jucilene Matias, 31, levou o filho, Enzo de cinco anos, à urna. “Não tem como deixar o filho em casa, mas acho que ele não entende nada. Para ele tanto faz”, analisou a doméstica.

Os pais de Kauany, 1 anos e 4 meses, o pedreiro Antônio Carlos, 25, e a dona de casa Josi Santos, 19, levaram a menina pela primeira vez as eleições, porque não tinham onde deixá-la e acreditaram que isso não irá influencia a filha no futuro.

Antônio concordou com a esposa, mas acreditou que a influência pode ser positiva. “É bom trazer para acompanhar, não vão entender muito, mas é bom trazer”, completou o pedreiro.

Os pais de Kauany levaram a filho por que não tinham onde deixá-la (Foto: Marcos Ermínio)
Os pais de Kauany levaram a filho por que não tinham onde deixá-la (Foto: Marcos Ermínio)
Selma e Nair assumiram que as crianças são influenciadas em casa (Foto: Marcos Ermínio)
Selma e Nair assumiram que as crianças são influenciadas em casa (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias