ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Cunha diz que projeto de terceirização não prejudica os trabalhadores

Leonardo Rocha | 24/04/2015 12:20
Eduardo Cunha voltou a defender terceirização e diz que não se incomoda com protestos (Foto: Alcides Neto)
Eduardo Cunha voltou a defender terceirização e diz que não se incomoda com protestos (Foto: Alcides Neto)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a defender o projeto sobre a terceirização que foi aprovado na Casa de Leis e segue ao Senado. Ele disse que a proposta não prejudica nenhum direito do trabalhador e ainda desafiou qualquer entidade ou grupo a apresentar argumento contrário.

“O projeto regulamenta a situação dos terceirizados, traz apenas benefícios a estes trabalhadores, quem diz que prejudica está mentindo, desafio a quem provar o contrário”, disse ele, durante a edição da “Câmara Interativa”, na sede da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

O deputado disse que foi bem recebido em Campo Grande e que a manifestação contra sua posição neste tema, não vai mudar em nada a linha do seu trabalho. “A maioria do parlamento e a sociedade se colocou a favor, não há nenhuma problema nos protestos, não vão ser 50 pessoas pagas pela CUT (Central Única do Trabalhador), que vai mudar esta proposta”, ressaltou ele.

Cunha espera que o Senado Federal possa dar continuidade a tramitação da proposta, até para que haja “bom senso” nesta discussão. “O projeto estava parado na Câmara, fomos então discutir, resta a eles (senadores) decidirem como será no Senado, isto independe do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), pois se houver acordo de líderes vota em regime de urgência”.

O deputado federal Carlos Marun (PMDB) inclusive pediu a sua colega de partido, a senadora Simone Tebet (PMDB) que interceda junto ao presidente do Senado, para que a proposta não seja engavetada. “O Renan (Calheiros) não pode engavetar o projeto apenas pro vaidade, espero que convença ele, para que não sente em cima do projeto”.

Decisão – O presidente da Câmara explicou que havia uma resolução do TST (Tribunal Superior do Trabalho) que dizia que a terceirização não se aplicava a atividades de fim, porém no Supremo Tribunal Federal o assunto já tem seis votos a zero, contra esta resolução, e este placar não será revertido.

“Não existe nenhum direito garantido a estes trabalhadores terceirizados, este projeto faz esta regulamentação, trazer e garantir benefícios e direitos, esta é a intenção principal”. O deputado voltou a frisar que os protestos envolvem poder político sindical e sua arrecadação (sindical), que estes grupos usam o trabalhador como “escudo” para defender seus interesses.

Parlamentares – Os deputados federais de Mato Grosso do Sul que estiveram neste evento, justificaram suas posições. “A proposta amplia a garantia de direitos a todos os trabalhadores, não vejo nada que prejudique, já aqueles que protestam é um direito que eles têm, só não concordo coma tos de radicalismo”, disse o deputado Carlos Marun.

Já o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) que tinha votado a favor e na última hora, voltou atrás e se posicionou contra, explicou que mudaram um artigo no texto original, por isso mudou de ideia. “Votei contra em função do rompimento do acordo, tanto que desta vez a votação foi apertada, eles tiraram o trecho que obedecia as convenções de trabalho, sobre salário e sindicalização”, pontuou.

Nos siga no Google Notícias