ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Datafolha mostra que Dilma dobrou a vantagem sobre Marina no 1º turno

Ludyney Moura | 26/09/2014 18:42

A última pesquisa do Datafolha divulgada no começo da noite desta sexta-feira (26) mostra que a presidente Dilma Roussef (PT), candidata à reeleição, abriu 13 pontos de vantagem em relação à segunda colocada Marina Silva (PSB), na projeção do 1º turno das eleições.

Segundo a pesquisa, encomendada pelo Jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo, Dilma, que na semana passada (sexta-feira, 19) tinha 37% da intenção de voto do brasileiro, agora tem 40%. Já a ex-ministra Marina Silva, que tinha 30% do eleitorado, perdeu três pontos percentuais e agora aparece com 27%.

O presidenciável tucano, senador Aécio Neves, subiu um ponto percentual na pesquisa, de 17% para 18% da intenção de voto. Três candidatos aparecem com 1% na pesquisa, Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV), os outros cinco juntos atingem 1%. O número de branco e nulos é de 5% e quem não sabe ou não respondeu é de 6%.

Na simulação de 2º turno, Dilma que dobrou a vantagem que tinha no 1º turno, também cresceu. Em um confronto com Marina, a petista saltou de 44% para 47% da intenção de voto, enquanto a ex-ministra perdeu três pontos percentuais, caiu de 46% para 43% do eleitorado.

Como a margem de erros é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, as duas seguem empatadas tecnicamente no eventual segundo turno. Todavia, se considerado apenas o número de votos válidos, Dilma teria 52% dos votos contra 48% de Marina.

Rejeição – O Datafolha também mediu o índice de rejeição dos candidatos. Dilma Roussef também lidera com 31%, seguido por Marina com 23%, Pastor Everaldo com 22% e Aécio Neves com 20%.

O instituto ouviu 11.464 eleitores em 402 municípios brasileiros entre os dias 25 e 26 de setembro. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00782/2014

Nos siga no Google Notícias