ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

De olho no risco de cassação, Bernal decide nomear mais dois secretários

Zemil Rocha e Lidiane Kober | 25/10/2013 17:14
Bernal anuncia secretários da Juventude e da Mulher na semana que vem (Foto: Marcos Ermínio)
Bernal anuncia secretários da Juventude e da Mulher na semana que vem (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) anunciou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, que vai anunciar na semana que vem os nomes dos secretários da Juventude e da Mulher, duas pastas criadas há mais de quatro meses. “Semana que vem vou dar nomes dos secretários”, informou Bernal, ao ser indagado pelos jornalistas sobre as duas secretarias. A decisão se enquadra na tentativa de aumentar apoio político e impedir a cassação de seu mandato.

A criação de falsas expectativas quanto a pelo menos uma dessas pastas, a da Juventude, contribuiu para que Bernal perdesse aliados na Câmara de Campo Grande. Bernal chegou a chamar o vereador Waldecy Chocolate (PP) e discutir a possibilidade de nomeá-lo para a pasta, mas acabou mudando de ideia e deixando o correligionário magoado.

Há pouco mais de uma semana, no dia 15 de outubro, um dos 21 votos a favor da instalação da Comissão Processante na Câmara, que pode levar à cassação do seu mandato, foi do vereador Chocolate. A base de apoio a Bernal que chegou a ter 10 vereadores ficou reduzida a oito integrantes.

Com a decisão de nomear novos secretários municipais, Bernal pode conseguir atrair mais partidos aliados ou pelo menos deixar de perder e, com isso, preservar e aumentar sua base política na Câmara, na luta para impedir a cassação. Ele precisa do apoio de pelo menos 10 vereadores para barrar a cassação de seu mandato.

No dia 30 de agosto, mais de dois meses após a aprovação da Lei nº 5.193, de 20 de junho de 2013, que criou as secretarias municipais da Juventude e da Mulher, Bernal baixou dois decretos municipais estabelecendo a estrutura básica das duas novas pastas. A pasta destinada a atender às mulheres tem nove cargos comissionados, um a mais do que a que se dedicará aos jovens. Os conselhos municipais da Mulher e da Juventude passam a ser vinculados a cada secretaria respectiva, como órgãos colegiados.

Nos siga no Google Notícias