ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Decisão sobre afastamento de Dilma deve sair no começo de agosto

Colegiado fixou para 1 e 2 de agosto a votação que pode determinar o afastamento definitivo da presidente

Mayara Bueno | 25/05/2016 13:25
Plenário do Senado. (Moreira Mariz/Agência Senado)
Plenário do Senado. (Moreira Mariz/Agência Senado)
Foto divulgada por Moka na tarde desta quarta traz o calendário da comissão do impeachment. (Foto: Reprodução / Facebook)
Foto divulgada por Moka na tarde desta quarta traz o calendário da comissão do impeachment. (Foto: Reprodução / Facebook)

Membro da comissão especial de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) divulgou o calendário do processo no parlamento. Nesta quarta-feira (25), o colegiado se reuniu durante a manhã para definir os trabalhos. A análise até a votação final no Senado levará dois meses.

Até 1º de junho, a comissão terá de receber a defesa prévia de Dilma, com a apresentação de requerimentos para indicação de testemunhas e de provas pelos membros do colegiado. Em 2 de junho, começa a ser elaborado o parecer sobre todo o conteúdo levantado – provas e testemunhos -, quando a comissão se reúne, discute e vota o documento.

No mesmo mês, de 6 ao dia 17, as testemunhas no processo serão ouvidas e os peritos vão esclarecer questões e apresentarão documentos. Dia 20 de junho, Dilma será interrogada pela comissão. Já em julho, de 6 a 21, os denunciantes farão suas alegações escritas, enquanto a leitura do relatório acontecerá em 25 do mesmo mês e, no dia seguinte, 26, o documento será discutido e a votação acontecerá em 27 de julho.

Já no dia 28 de julho, o relatório da comissão, seja pela aprovação ou não do impeachment de Dilma, será lido em plenário. De 1º a 2 de agosto, acontecerá o julgamento final, quando o parecer será votado por todos os senadores. Para ser aprovado, o processo precisa ter dois terços dos votos, ou seja, 54 votos ‘sim’ dos 81 parlamentares.

Por enquanto, Dilma Rousseff está afastada temporariamente e pode voltar ao cargo se os senadores entenderem que não houve crime de responsabilidade, irregularidade objeto do pedido de impeachment. Na prática, a presidente só pode ficar longe até 180 dias ou até a conclusão do processo, caso ele termine antes do prazo estabelecimento de afastamento.

De Mato Grosso do Sul, os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet, ambos do PMDB, votaram a favor do impeachment e dizem sempre que Dilma não tem mais condições de governar e tirar o País da crise.

A votação no Senado, que aconteceu em 11 de maio, determinou a destituição temporária, depois de a Câmara dos Deputados aprovar o processo por uma grande maioria. No outro dia, Michel Temer, até então vice-presidente, assumiu interinamente do País.

Nos siga no Google Notícias