ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Decisão sobre isenção de imposto para empresa de tablets fica para terça-feira

Bruno Chaves e Kleber Clajus | 20/03/2014 13:32
Apenas 17 vereadores, dos 29, assinaram documento para o projeto tramitar em regime de urgência (Foto: Cleber Gellio)
Apenas 17 vereadores, dos 29, assinaram documento para o projeto tramitar em regime de urgência (Foto: Cleber Gellio)

Durante sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (20), os vereadores de Campo Grande deixaram de votar a isenção de 10 anos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da empresa de tablets Uninter Informática SA. A votação ficou para a próxima terça-feira (25).

Além da isenção do IPTU, os parlamentares votariam a redução do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) de 5% para 2%. A empresa, ligada ao setor educacional, pretende investir R$ 150 milhões na cidade por meio de uma fábrica de tablets.

Conforme a relatoria da comissão de finanças e orçamentos da Casa de Leis, Grazielle Machado (PR), a votação não ocorreu porque, para tramitar em regime de urgência, o projeto teria que contar com 20 assinaturas. No entanto, o de hoje recebeu apenas 17.

Para a relatora, que pediu vista do projeto, “é preciso saber concretamente a contrapartida tributária dessa renúncia de receita”, uma vez que a Prefeitura de Campo Grande vai deixar de arrecadar impostos com a aprovação da isenção do IPTU e redução do ISSQN.

“É um importante investimento para a Capital e quando vierem os documentos relativos à contrapartida tributária, matrícula do terreno, projeção do investimento ano a ano e geração de empregos, com certeza conseguirá todas as assinaturas”, garantiu a vereadora.

“Não vamos ficar sem a vinda dessa empresa”, emendou a republicana, que também lembrou que será aplicado ao novo prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), “o mesmo zelo e rigor das finanças públicas, mostrando que a Câmara não persegue ninguém”.

Também na sessão extraordinária, o vereador Paulo Pedra (PDT) solicitou reavaliação do preço do metro quadrado do terreno no Pólo Empresarial do Indubrasil que foi doado à empresa, orçado em R$ 50 o metro quadrado. O empreendimento da empresa possuirá 45 mil metros quadrados.

O pedetista ainda lembrou que o ideal é que a empresa não utilize o terreno e a construção como garantias hipotecárias, o que poderia gerar um prejuízo para a Capital, como no caso da Kepler Weber em que uma área foi doada e a empresa “não foi para frente”.

Já Alceu Bueno (PSL), cauteloso, acredita que 10 anos “é muito tempo” para uma isenção de IPTU. Entretanto, o parlamentar não se coloca contra a chegada do investimento. Ayrton Araújo (PT), por sua vez, parabenizou os colegas pela preocupação.

Para o petista, a aprovação do projeto de isenção de IPTU e redução de ISSQN não deve “ser no afogadilho”, às pressas. “O empresário tem que cumprir os acordos feitos com a prefeitura”, ponderou o vereador ao final da sessão extraordinária.

Nos siga no Google Notícias