ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Política

Decreto que cria secretaria de segurança será assinado hoje

Kleber Clajus | 08/12/2014 09:02
Olarte coloca em prática, a partir de hoje, estrutura de secretaria de segurança e mantém Valério Azambuja no comando do setor (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)
Olarte coloca em prática, a partir de hoje, estrutura de secretaria de segurança e mantém Valério Azambuja no comando do setor (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) assina, nesta segunda-feira (8), decreto de criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública na sede do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência), em Campo Grande. Na mesma solenidade, a partir das 13h30, serão empossados o comandante Valério Azambuja como titular da nova pasta, além de Elizabeth Félix da Silva no cargo de diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

A secretaria, que agregou Guarda Municipal e Defesa Civil, surge com objetivo de captar verba federal para ações de segurança e combate as drogas. Ela possui previsão orçamentária de R$ 41,06 milhões para o próximo ano, mas conforme Olarte o valor será ampliado com a entrada de novas fontes de recurso.

No comando, se altera apenas a nomenclatura do cargo do policial federal aposentado Valério Azambuja, que passa de comandante a secretário municipal. A estrutura também será reforçada com secretário-adjunto, quatro chefes, um corregedor, dois gerentes e dois coordenadores. O efetivo, de 1,1 mil guardas municipais, já passaram por treinamento de fiscalização de trânsito, controle de distúrbios e 200 se preparam para uso de armamento a partir de 2015.

Em relação a Agetran, Elizabeth Félix da Silva será empossada oficialmente no cargo que já ocupa desde a semana passada. Servidora de carreira do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), com atuação na diretoria de habilitação e educação no trânsito, a diretora-presidente enfrenta resistências de vereadores insatisfeitos com a escolha pessoal de Olarte de retirar do cargo o engenheiro Jean Saliba. Para contornar a situação, Elizabeth pretende se reunir com parlamentares para esclarecer dúvidas em reunião, a partir das 10h, na sede do órgão.

Nos siga no Google Notícias