ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Delcídio adia retorno ao Senado para resolver questões jurídicas e fazer exames

Ricardo Campos Jr. | 22/02/2016 17:04
Delcídio adia retorno ao Senado (Foto: Pedro França / Agência Senado)
Delcídio adia retorno ao Senado (Foto: Pedro França / Agência Senado)

O senador Delcídio do Amaral (PT) adiará o retorno aos trabalhos legislativos. Segundo informações da Folha de São Paulo, a assessoria de imprensa do petista informou que ele precisa resolver questões jurídicas e fazer exames médicos.

Inicialmente a volta de Delcídio estava marcada para terça-feira (23), quando ele havia prometido ocupar a tribuna para um discurso e depor à Comissão de Ética. Ele foi gravado tentando ajudar na fuga do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró e ficou preso durante 87 dias, tendo sido solto na sexta (19).

Conforme os advogados do parlamentar, uma das dúvidas é quanto ao horário de trabalho do senador. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki autoriza a permanência de Delcídio no Congresso durante o dia, devendo ficar em prisão domiciliar durante a noite e em dias de folga.

A defesa pede esclarecimentos sobre a decisão, já que muitas vezes as sessões se estendem até a noite.

Conforme a Folha de São Paulo, Delcídio deverá renunciar à presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos). Na semana passada, o PT pediu a destituição do parlamentar e sua substituição por Donizeti Nogueira (PT-TO), tendo definido por acordo interno o nome da senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) para presidir a comissão.

Prisão – O petista foi detido em novembro como desdobramento da operação Lava Jato. Desde então, o parlamentar, mantido inicialmente na superintendência da Polícia Federal, em Brasília, foi transferido para o presídio militar, teve a prisão mantida pelo STF e Senado, e agora aguarda o retorno dos trabalhos do judiciário e legislativo para entrega de nova defesa.

Segundo a PGR (Procuradoria Geral da República), que já denunciou o senador ao STF, ele teria agido de forma a dificultar a colaboração premiada de Cerveró, com o objetivo de evitar que fosse divulgado seu envolvimento nas possíveis irregularidades da Petrobras. O petista ainda foi gravado oferecendo um plano de fuga ao ex-diretor.

Havia cogitação, até agora negada pela defesa, de o senador aderir à delação premiada, o que foi reforçado quando o parlamentar contratou o advogado Antonio Figueiredo Basto, em dezembro passado, especialista em acordos de colaboração.

Ele é responsável pelo processo de colaboração do doleiro Alberto Yousseff. Além disso, há informações de que o petista teria voltado a manifestar irritação com o governo e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

No começo de fevereiro, a defesa do senador pediu ao STF a anulação do vídeo em que ele supostamente oferece ajuda na fuga de Cerveró e tenta impedir a delação premiada. As imagens foram gravadas por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras, e usadas pelo MPF (Ministério Público Federal) para embasar o pedido de prisão do parlamentar.

Os advogados alegam que Bernardo agiu como “agente infiltrado” ao gravar o encontro com o petista. Dessa forma, as imagens carecem de autorização prévia da Justiça para serem usadas como prova. Além disso, a defesa alega também que o senador não pretendia perturbar as investigações e que a reunião onde o vídeo foi gravado foi marcada como uma armadilha para Delcídio.

Nos siga no Google Notícias