ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Delcídio busca recursos para ativar centro de prevenção ao câncer no estado

Ricardo Campos Jr. | 30/03/2015 16:56
Delcídio durante reunião em Brasília (Foto: divulgação)
Delcídio durante reunião em Brasília (Foto: divulgação)

O senador Delcídio do Amaral (PT) se reuniu com o diretor do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata e o assessor parlamentar do Ministério da Saúde Leopoldo Jorge Alves Neto para garantir verbas que possam ativar o Centro de Prevenção do Câncer em Nova Andradina, a 300 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a assessoria do parlamentar, a unidade está sendo construída com R$ 12 milhões de emenda no orçamento da União de 2012.

“Tivemos, temporariamente, algumas dificuldades de repasse de recursos, mas o Leopoldo nos garantiu que isso será solucionado. Já existe uma verba de R$ 9 milhões do Pronon (Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica) destinada a realização de pesquisas. Nossa proposta é remanejar essa verba para Nova Andradina, para que possamos concluir rapidamente a obra e arcar com as despesas iniciais de custeio”, explicou.

A cidade foi escolhida para receber o polo de atendimento por estar localizada estrategicamente no centro de uma grande região, permitindo que pacientes de municípios vizinhos viagem até o local para fazer a triagem.

Inicialmente, 39 cidades na Grande Dourados e Vale do Ivinhema serão contempladas pelo projeto. Além do espaço físico, está prevista ainda a implantação de uma unidade móvel que deverá percorrer essas localidades.

Haverá equipamentos para exames preventivos de vários tipos de cânceres, como de mama, colo de útero, pele e próstata. O local, segundo Delcídio, deve ser a porta de entrada do sistema. O projeto também vai tornar possível a realização de campanhas preventivas para alertar as pessoas sobre a importância dos exames para identificar cedo as doenças.

Os pacientes diagnosticados com casos mais simples deverão ser encaminhados a Campo Grande para o tratamento. Os mais complexos irão para Barretos, que hoje atende 70% dos novos casos de câncer de Mato Grosso do Sul. O traslado será todo custeado pelo SUS, diz a assessoria do senador.

A unidade paulista atende diariamente 3.500 pacientes de todo o Brasil, com a realização de exames preventivos, quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas.

Nos siga no Google Notícias