ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Delcídio defende debate sobre custo e geração de energia

Wendell Reis | 11/05/2012 08:18
O senador também chamou a atenção para a necessidade de discutir o modelo de usinas hidrelétricas adotada no País
O senador também chamou a atenção para a necessidade de discutir o modelo de usinas hidrelétricas adotada no País

O senador Delcídio do Amaral (PT) ocupou a tribuna do Senado Federal para defender a redução do preço da energia elétrica. O senador acredita que o atual momento, onde está se desenhando o processo de renovação das concessões de energia, é o ideal para as mudanças.

Delcídio defende a eliminação da cobrança do PIS/Cofins e da RGR (Reserva Global de Reversão, pago mensalmente pelas empresas concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica) para baratear custos.

O senador também chamou a atenção para a necessidade de discutir o modelo de usinas hidrelétricas adotada no País. O senador explicou que não vê com bons olhos as usinas hidrelétricas a fio d’água, sem bacia de acumulação, que turbinam o que a vazão dos rios proporciona, sem acúmulo para usar a reserva quando vier a estiagem.

Delcídio disse não saber como otimizar a energia eólica com a hidrelétrica sem bacia de acumulação. Ele entende que o discurso de energia limpa é chique, mas terá um resultado zero no ponto de vista de otimização energética.

O senador avalia que o País não pode desperdiçar potencialidades ou mudar para uma energia “limpa” sem a tecnologia adequada para tal procedimento. Delcídio disse que é preciso trazer para o debate a energia termelétrica, o gás natural, o carvão, e até a energia nuclear.

Durante pronunciamento, Delcídio ainda defendeu um avanço na questão dos royalties de mineração, na chamada Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), o fortalecimento do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que para ele poderia virar uma agência reguladora, e estabelecimento de um marco regulatório para o setor, com a inclusão de um período de concessão de exploração bem definido, com regras claras para sua eventual perda. Com informações da Agência Senado.

Nos siga no Google Notícias