ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Delcídio defende prioridade para agenda econômica no segundo semestre, no Senado

Marcos Chagas, da Agência Brasil | 18/07/2011 14:59

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), defende uma agenda econômica no segundo semestre que priorize a votação de temas como a reforma tributária e a partilha dos royalties de petróleo da camada pré-sal.

Ele é um dos parlamentares que defendem o “fatiamento” da reforma tributária a começar pela renegociação das dívidas com a União e uma saída para a guerra fiscal, já proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “O Brasil busca uma solução consensual, dialogando com os estados e criando os mecanismos para continuar a crescer reduzindo a carga tributária, incentivando quem quer continuar a crescer e gerando empregos”, destacou.

Sobre o sistema de partilha dos royalties provenientes da exploração do petróleo e da mineração, ele ressalta que cada setor tem suas especificidades e, por isso, é difícil haver consenso. O presidente da CAE lembrou que o governo federal já trabalha na elaboração de um novo Código de Mineração.

“Gradualmente o Brasil vai mudando esse perfil de exportador de commodities, mas temos que olhar o valor agregado e a qualquer momento a discussão do código virá", destacou o senador. Ele acrescentou que se o Congresso optar por misturar royalties do pré-sal com os de mineração a chance de se chegar a um acordo é praticamente zero.

O petista ressaltou, por exemplo, que enquanto a distribuição dos royalties de petróleo envolve todos os estados, a de mineração é específico para os produtores.

Para ele, é fundamental também, nesse processo de estruturação do país para os desafios impostos pela economia mundial, buscar uma solução para o novo Código Florestal, que tramita na Casa. "O Senado vai aperfeiçoar e qualificar ainda mais o texto e acho que esse será um desafio importante", disse Delcídio.

Nos siga no Google Notícias