ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Delcídio pede a ministro remédio de graça para portadores de psoríase

Da Redação | 29/10/2011 11:03

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) se reúne semana que vem com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para reivindicar que o governo inclua na lista dos remédios fornecidos gratuitamente na rede pública de saúde os medicamentos para tratamento da psoríase. O parlamentar é autor da Lei Federal 11.373, que criou o Dia Nacional de Combate a Psoríase, celebrado neste sábado, 29 de outubro.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase é uma doença imunoinflamatória crônica da pele, bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.

Até hoje não se sabe a causa exata da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.

Delcídio decidiu criar o Dia Nacional de Combate a Psoríase para despertar a atenção da sociedade e combater o preconceito sofrido pelos portadores da doença. “A psoríase não é contagiosa. Ninguém deve ter medo de se relacionar com o portador da doença que, em muitos casos, é vítima de preconceito por parte de alguns que se recusam a dar um abraço ou até a apertar a mão de quem sofre com o problema”, alerta o senador.

Nos siga no Google Notícias