ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Delcídio prestigia encontro do PROS e espera ganhar o apoio do PV

Josemil Arruda | 29/03/2014 16:12
Delcídio ao lado do presidente do PROS e do deputado Reinaldo Azambuja
Delcídio ao lado do presidente do PROS e do deputado Reinaldo Azambuja

O pré-candidato do PT ao governo do Estado, senador Delcídio do Amaral, dedicou-se neste sábado (29) a conversações buscando aliados para a disputa eleitoral deste ano, ao participar do Encontro Regional do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O parlamentar se reuniu com dirigentes e militantes do PROS e o Partido Verde (PV).

Quanto ao PROS, desde a criação do partido no final do ano passado, Delcídio fez gestões em nível nacional para ter o apoio da legenda, que chegou a receber vários pré-candidatos às vagas da Assembleia Legislativa, como os deputados estaduais Osvane Ramos e Lauro Davi. Em relação ao PV, Delcídio acredita que os verdes devem anunciar em breve o apoio à sua pré-candidatura.

No primeiro compromisso desta manhã, Delcídio esteve na Assembleia Legislativa, prestigiando o Encontro Regional do PROS, partido que já anunciou apoio a Delcídio. O senador petista estava acompanhado do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) e do presidente do PPS, Athayde Neris, além do deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT).

Delcídio reforçou os laços com o PROS e discutiu as propostas do partido com o presidente do Diretório regional, Mário Borges, o secretário-geral da Executiva Nacional, Raul Canal, os deputados estaduais Osvane Ramos e Lauro Davi, o prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas e dezenas de vereadores, vereadoras e militantes.

Ao fazer seu pronunciamento, durante o encontro do PROS, Delcídio destacou o modelo de Estado que quer para Mato Grosso do Sul. “Queremos um estado que respeita os poderes, tanto o Legislativo quanto o Judiciário, um estado que exerça o contraditório, que se desenvolva economicamente e onde as pessoas tenham liberdade de se expressar. Precisamos construir um estado republicano, onde os homens públicos acompanhem o que o povo quer. Chega de ataques pessoais. Defendo uma imprensa livre, que não precisa ser capacho de ninguém para assumir suas posições", defendeu.

Apontou também as áreas que pretende priorizar caso seja eleito governador. "Vamos priorizar a saúde, o saneamento, a segurança e a educação, desenvolver uma política de fronteira forte e promover o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente. Um estado onde todos tenham oportunidade de crescer e se desenvolver. É esse o Mato Grosso do Sul que queremos, de generosidade, de solidariedade, de cidadania, onde a arrogância, a baixaria, não terão mais espaço. Esse é o nosso desafio”, sustentou o senador.

Buscando o PV – O senador Delcídio do Amaral também conversou neste sábado, por duas horas, com o presidente do PV, ex-vereador Marcelo Bluma, e integrantes da Executiva na sede do Diretório Regional da legenda. O principal foco da conversação foi o desenvolvimento sustentável do Estado.

Durante a reunião com o PV, Delcídio pediu apoio eleitoral e se comprometeu a criar uma secretaria específica para o meio ambiente. “Eu não me conformo que, em pleno século 21, as questões relacionadas ao meio ambiente estejam misturadas na mesma pasta da produção e do planejamento. Acho que Mato Grosso do Sul, pelo seu perfil, precisa valorizar a sustentabilidade, trazer esse tema fortemente. Temos que criar a Secretaria de Meio Ambiente, que será responsável por todas as decisões a serem implementadas na área”, declarou o parlamentar.

O presidente estadual do PV, Marcelo Bluma, deixou evidente que seu partido tende mesmo a dar apoio a Delícidio na disputa pelo governo do Estado. “Ficamos muito contentes em receber a visita do senador, que expôs seu projeto com muita propriedade e clareza. Não temos dúvida de que a sua pré-candidatura é a que deveremos abraçar. Queremos que ele esteja conosco já nessa pré-campanha. Vamos dar sugestões para a montagem do programa de governo, fazer agendas conjuntas e encarar juntos os desafios que virão pela frente”, declarou Marcelo Bluma. A posição oficial do partido deve ser anunciada nos próximos dias, após a elaboração de um documento pela Executiva do PV.

Aliança com PSDB – Ao ser questionado pela imprensa sobre a aliança com o PSDB, o senador Delcídio garantiu que a coligação com o PT será efetivada. “O PSDB fará parte da nossa coligação, a despeito dos embates no plano nacional. As cúpulas nacionais dos dois partidos querem levar a disputa de São Paulo para os outros estados, mas isso não tem nada a ver conosco aqui”, afirmou o pré-candidato a a governador.

Garantiu que está trabalhando intensamente pela aliança PT-PSDB e fazendo isso de forma transparente. “E eu faço questão de deixar claro que as nossas ações são no sentido de uma aliança oficial, com o deputado Reinaldo Azambuja como nosso candidato ao Senado. Eu tenho caminhado muito pela capital e o interior do estado e sinto esse desejo nas conversas com as pessoas, sem falar que as pesquisas internas que fazemos apontam nessa direção. Por isso estamos juntos por Mato Grosso do Sul, do lado da cidadania”, disse o senador.

Nos siga no Google Notícias