ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Delcídio promete se defender pessoalmente de processo que pode cassá-lo

Michel Faustino | 03/05/2016 18:30
O senador Delcídio do Amaral prometeu comparecer nas sessões da CCJ. (Foto: Agência Brasil/Arquivo)
O senador Delcídio do Amaral prometeu comparecer nas sessões da CCJ. (Foto: Agência Brasil/Arquivo)

O senador Delcídio do Amaral (sem partido) informou, através de sua assessoria de imprensa, que pretende se defender pessoalmente na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado no processo que pode cassar o seu mandato sobre a acusação de quebra de decoro. Nesta terça-feira (03), o Conselho de Ética aprovou, por unanimidade, o prosseguimento do processo.

De acordo com a assessoria, o senador afirmou estar disposto a comparecer às sessões da CCJ e apresentar as teses de defesa. No entanto, por estar de licença médica, Delcídio deve retornar ao Senado na próxima quinta-feira, dia 12. As datas das sessões ainda não foram definidas.

A ausência de Delcídio nas reuniões do Conselho de Ética foi bastante criticada pelos parlamentares. Ele foi convocado por quatro vezes para depor na comissão, mas não compareceu em nenhuma. A alegação da defesa era de que ela não tinha condições de se defender por não ter tido acesso a documentos utilizados para sustentar a acusação no processo de cassação por quebra de decoro.

Com a aprovação no Conselho de Ética, cabe agora a CCJ fazer a analise dos aspectos constitucional, legal e jurídico, o que deve ser feito no prazo de cinco sessões ordinárias.

Depois de admitido pela CCJ, o parecer será encaminhado para votação no Plenário do Senado, onde também será aberta e nominal.

A cassação do mandato só ocorrerá se houver apoio da maioria absoluta dos senadores, ou seja, pelo menos 41 votos. A CCJ pode recomendar o arquivamento da representação.

Nos siga no Google Notícias