ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Delcídio quer Petrobras explorando petróleo do pré-sal

Redação | 06/04/2010 19:55

Existe um projeto que estabelece regras para a capitalização da Petrobras, no sentido de que a empresa capte recursos necessários a exploração do petróleo da camada pré-sal. O projeto foi defendido pelo senador Delcídio Amaral (PT) nesta terça-feira.

Conforme o parlamentar, como a Petrobras traçou um programa de investimentos até 2014 e necessita de novos recursos para desenvolvê-lo, este projeto é de vital importância para o país. "São recursos próximos a R$ 30 bilhões e a empresa precisa de um tempo para fechar essa capitalização o mais rápido possível", explicou.

Delcídio, que é um dos relatores dos projetos que o governo enviou ao Congresso com as regras para a exploração do óleo existente nas camadas profundas do litoral brasileiro, acredita também que a proposta, contida em outro projeto, de definir a Petrobras como operadora exclusiva do pré-sal, precisa ser aperfeiçoada.

O parlamentar sul-mato-grossense manifestou preocupação com outros pontos dos projetos enviados pelo governo. Um deles se refere à indicação dos dirigentes da nova empresa estatal que se pretende criar para cuidar especificamente da exploração do pré-sal, a "Petro-Sal".

O petista sugeriu que seja adotado o modelo de sabatina que o Senado utiliza no caso da escolha dos dirigentes das agências reguladoras. Outra questão é o poder de veto da Petro-Sal, que do jeito que está colocado na proposta parece infinito na visão do senador.

Nos siga no Google Notícias