ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Delcídio: solução encontrada pelo Brasil acelera linhão

Redação | 05/05/2010 09:54

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) disse nesta quarta-feira que a solução encontrada pelo governo brasileiro para a implantação de um "linhão" de 500 KW, ligando a usina hidrelétrica de Itaipu a Villa Hayes, é "muito engenhosa" e vai acelerar o início dos trabalhos.

"Por sugestão do Ministério das Minas e Energia e da própria direção da Itaipu Binacional, o projeto vai ser financiado pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul. Se tivéssemos que utilizar outras fontes de recursos, o início da obra seria postergado", detalhou o senador.

Segundo Delcídio, um agravante é que o Congresso Nacional teria que autorizar o financiamento. Agora, de acordo com ele, "tudo será mais rápido".

"Eu acredito que o canteiro de obras da subestação em Vila Hayes será montado em julho, com a licitação da linha acontecendo, no máximo, em setembro", prevê o senador.

Ao todo, serão investidos US$ 400 milhões, com a aplicação de US$ 133 milhões ao ano.

A nova linha, que contará com 870 torres de transmissão e deverá estar pronta em dezembro de 2012, vai reforçar o abastecimento de energia não só de Assunção, mas de uma vasta região do interior do Paraguai.

Para Delcídio, a obra "é fundamental para incentivar a industrialização do Paraguai".

"Com energia abundante, o Paraguai terá condições de deixar de ser apenas um exportador de matérias primas e dar um passo decisivo rumo à industrialização", disse.

Nos siga no Google Notícias