ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Delegado da PF diz que investigação aponta que Cimi instigou ocupações

Nyelder Rodrigues | 02/03/2016 20:35

Em depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada pela Asssembleia Legislativa para apurar a atuação do Cimi (Conselho Missionário Indigenista) nas ocupações de áreas em litígio, o delegado da PF (Polícia Federal), Marcelo Alexandrino de Oliveira, afirmou que investigação aponta o Cimi como incitador de ocupações.

Nessa quarta-feira (2) à tarde, foi realizada a 13ª reunião da CPI do Cimi. No depoimento, o delegado diz que após dois anos de investigações, o inquérito foi entregue ao MPF (Ministério Público Federal) no ano passado.

“Durante as investigações foram periciados o notebook e gravador do jornalista do Cimi, conhecido como Ruy Sposati. No gravador foi encontrado áudio de uma reunião entre indígenas e integrantes do Conselho, onde os indígenas eram parabenizados e incentivados a continuar resistindo à invasão”, relatou o delegado.

Em seu depoimento, Oliveira também relatou seu trabalho durante a invasão à Fazenda Buriti, em 2013, localizada na região de Sidrolândia. A Polícia entrou em confronto com os indígenas na fazenda Buriti, em Sidrolândia, durante reintegração de posse. Na confusão, o terena Oziel Gabriel foi morto.

Nos siga no Google Notícias