ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Denunciado no TJ, Fauzi pode optar por suspensão de 2 anos do processo

Nyelder Rodrigues | 12/06/2012 20:49
Prefeito Fauzi e ex-secretário de Saúde, Paulo Reis conversam promotor José Maurício durante inspeção judicial feita no Hospital Regional de Aquidauana (Foto: Armando Anache/Pantanal News)
Prefeito Fauzi e ex-secretário de Saúde, Paulo Reis conversam promotor José Maurício durante inspeção judicial feita no Hospital Regional de Aquidauana (Foto: Armando Anache/Pantanal News)

Após receber denúncia criminal contra o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman, e demais integrantes da administração municipal da cidade, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) marcou para o próximo dia 27 uma audiência para apresentação da proposta de suspensão condicional do processo contra os acusados.

Além de Fauzi, o ex-Procurador Jurídico e ex-gerente municipal de administração, André Lopes Beda, o ex-gerente de saúde, Paulo Cesar Rodrigues dos Reis, o gerente de finanças, Paulo Sérgio Goulart, e a ex-gerente de educação, Luzia Eliete Flores Louveira da Cunha, foram denunciados pela Procuradoria-Geral de Justiça pela recusa na entrega de documentos.

A negativa aconteceu após o Promotor de Justiça de Aquidauana, José Maurício de Albuquerque, solicitar vários documentos públicos para instruir inquéritos civis que tramitam na Promotoria de Justiça local.

Conforme a Lei Federal Lei Federal nº 9.099/95, o acusados pelo crime de recusa de entregas de documentos públicos que não tiverem antecedentes e que não respondam processos criminais podem aceitar ou recusar a suspensão do processo. Em caso de aceite, o processo será suspenso por dois anos.

Para isso, é necessário que se submetam a condições como reparação do dano, proibição de frequentar determinados lugares, comparecimento pessoal e obrigatório mensalmente a juízo para informar e justificar suas atividades, entre outros.

No caso de negação da suspensão ou não cumprimento das determinações, o processo volta a ser tramitado no TJ-MS. Caso condenados, a pena mínima prevista é de um ano de reclusão, podendo chegar até três anos.

A audiência vai acontecer no Fórum de Aquidauana, às 13h, e foi determinada pela Desembargadora relatora do caso, Marilza Lúcia Fortes, que expediu uma carta de ordem ao juiz de direito da Vara Criminal local para que o ato seja realizado naquela comarca.

Nos siga no Google Notícias