ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Depois de pressão, Bernal pede suspensão de ação contra reajuste

Antonio Marques | 19/03/2016 10:50
Depois de cobrar o pagamento dos reajustes do piso salarial em manifestação nas ruas da Capital, prefeito sinaliza o cumprimento da lei 5.411 (Foto: Marcos Ermínio)
Depois de cobrar o pagamento dos reajustes do piso salarial em manifestação nas ruas da Capital, prefeito sinaliza o cumprimento da lei 5.411 (Foto: Marcos Ermínio)

O procurador geral do município, Denir de Souza Nantes, assinou ontem a petição conjunta com a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) pedindo ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) a suspensão de até 40 dias para o julgamento dos embargos de declaração da ação da Lei 5.411.

No ano passado, durante a maior greve da histórica da categoria, que durou cerca de três meses, o então prefeito Gilmar Olarte, entrou com ação pedindo o fim da paralisação alegando que já cumpria a Lei 5.411, o que foi acatado pelos desembargadores. Foram 7 votos pelo fim da greve e 4, contrários.

Diante da decisão, a ACP entrou com pedido de embargos de declaração para que os desembargadores esclarecessem seus votos, considerando a discordância da entidade em relação ao resultado. Desde então, os professores estão aguardando tais esclarecimentos. Com o pedido de ontem, o Tribunal de Justiça pode aguardar o prazo solicitado, enquanto as partes tentam encontrar um acordo negociada para a questão.

Para o presidente da ACP, Lucílio Nobre, a atitude do prefeito é positiva e demonstra que ele quer cumprir a legislação e pagar o piso aos professores pela carga horária de 20 horas semanais. “Consideramos importante a decisão do prefeito e vamos buscar a negociação com a prefeitura para o pagamento dos reajustes atrasados”, comentou Lucílio.

Nessa semana, os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) paralisaram as atividades em pelo menos 20 escolas para forçar a negociação com a prefeitura, no sentido de cobrá-lo pelo cumprimento da Lei Municipal 5.411/2014. A ACP cobra o pagamento de 13,01% referente ao reajuste salarial de 2015 e mais 11,36%, de 2016.

Na terça-feira, a categoria saiu em passeata e seguiu até a sede da prefeitura para cobrar uma reunião com o prefeito. Cerca de 800 professores foram às ruas e permaneceram na frente ao gabinete do prefeito até o final da reunião de Bernal com a comissão da ACP.

Ao final, os professores saíram do local com o compromisso do chefe do Executivo do cumprimento da lei municipal. Porém, ele pediu o prazo até o dia 25 de abril para apresentar uma proposta de negociação dos reajustes dos dois anos.

Na quinta-feira, pelo menos 300 professores foram à Câmara Municipal da Capital pedir apoio dos vereadores para que o prazo de 40 dias acertado com o prefeito possa ser reduzido para no máximo 15 dias. O presidente da Casa, vereador João Rocha encaminhou que os membros da Comissão Permanente de Educação possa fazer o acompanhamento das negociações entre a ACP e a prefeitura.

“Vamos voltar a cobrar nova reunião entre a comissão mista da ACP com os secretários municipais responsáveis pela elaboração da planilha de pagamento dos reajustes”, destacou Lucílio Nobre, observando que o objetivo é acompanhar de perto a elaboração da proposta da prefeitura para não serem surpreendidos no final do prazo pedido pelo prefeito.

Nos siga no Google Notícias