ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputada propõe que escolas com piscinas sejam obrigadas a ter salva-vidas

Paula Vitorino | 04/12/2012 14:07
Deputada Mara apresentou projeto nesta manhã. (Foto: Assessoria de Imprensa)
Deputada Mara apresentou projeto nesta manhã. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul, que tenham atividades em piscina, podem ser obrigadas a contratar salva-vidas para ficar no local durante as aulas. A obrigatoriedade está prevista em projeto apresentado hoje pela deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB).

O salva-vidas deve ser habilitado profissionalmente e sua atuação autorizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado. Além disso, a instituição de ensino deverá contar com todos os equipamentos de primeiros socorros exigidos pelos bombeiros para o pronto atendimento em caso de afogamento.

Quem não cumprir a determinação, poderá ser condenado ao pagamento de multa e suspensão das atividades na piscina, até a regularização.

“Apesar da presença de professores de educação física, muitas vezes o número de crianças impede a visualização . Esta proposta vem justamente zelar pela segurança das crianças”, afirmou a deputada.

Em Corumbá, o adolescente jovem Michael Sulivan Gomes, de 13 anos, foi encontrado morto na piscina do colégio Santa Tereza, no dia 12 de novembro. No dia 11 de outubro, uma criança de 8 anos se afogou na piscina do parque aquático do Sesc Horto durante atividades recreativas.

A deputada também destaca que já vigora no Estado a Lei n. 4.214, de 03 de julho deste ano, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que obriga a afixação de placas de orientação nas piscinas e balneários de rios ou lagos do Estado, mas lembra que a determinação não abrange as instituições de ensino.

O projeto da deputada foi apresentado hoje e agora será encaminhado para avaliação das comissões responsáveis para depois voltar ao plenário para votação dos deputados.

Nos siga no Google Notícias