ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputado apresenta alteração no rateio do ICMS Ecológico

Redação | 24/03/2009 13:15

Na sessão de hoje da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) apresentou um projeto de lei complementar que tem como objetivo alterar o rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico. Segundo ele, a intenção é ampliar os critérios de distribuição e fomentar a implantação de políticas de proteção ambiental.

O ICMS Ecológico foi instituído em 1991e destina 5% do que é arrecadado com o imposto aos municípios que investem em conservação do meio ambiente e áreas indígenas.

A proposta de Amarildo pretende dar nova redação ao primeiro artigo da lei, de forma que 30% dos recursos sejam destinados aos municípios que tenham parte de seu território integrando unidade de conservação ambiental, terras indígenas, áreas de interesse de leis ou decretos públicos e com mananciais de abastecimento público. Outros 30% para municípios que tenham território situado na bacia do Paraguai e que sofram restrição de instalação de usinas de álcool. E os 40% restantes sejam reservados para os municípios que tenham implantado sistema de tratamento de resíduos sólidos tributados.

Conforme o deputado, o projeto também pretende fomentar o tratamento de resíduos sólidos, que têm elevado potencial poluidor, contaminando solo, atmosfera e mananciais.

Além disso, o parlamentar defende que o ICMS Ecológico seja uma forma de compensar os municípios pantaneiros que estão legalmente impedidos de implantar áreas de cultivo e usinas de álcool e açúcar.

Nos siga no Google Notícias