ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputado apresenta relatório preliminar da CPI do Cimi na Assembleia

Nyelder Rodrigues e Antonio Marques | 04/05/2016 20:31
As 218 páginas do relatório começaram a ser lidas às 14h30 e só terminaram às 19h(Foto: Marcos Ermínio)
As 218 páginas do relatório começaram a ser lidas às 14h30 e só terminaram às 19h(Foto: Marcos Ermínio)

Foi apresentado na tarde desta quarta-feira (4) pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PR) o relatório preliminar da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cimi (Conselho Missionário Indigenista), que ocorre na Assembleia Legislativa.

O relator leu o documento de 218 páginas entre às 14h30 e 19h, tendo concluído ali que o Cimi é responsável por incitar a invasão de propriedades rurais particulares em Mato Grosso do Sul, além de participar destes crimes.

Várias pessoas que integram o Cimi, além da própria entidade, foram citadas no pedido para que sejam responsabilizadas civil e criminalmente ao terem desobedecido a legislação e soberania nacional, segundo explicou Corrêa durante a leitura.

O advogado Luiz Henrique Eloy, o coordenador Flavio Machado, o jornalista Rui Sposati, além do atual chefe nacional do Cimi, bispo Dom Roque Paloschi e o atual secretário executivo Cleber Buzato, estão na lista da CPI.

Além deles membros como Irmã Joana, Egon Heck, o assessor jurídico Rogério Batalha, Lineu Schneider, Olívio Mangolim e Maucir Pauletti também foram citados no relatório. Dois índios membros do Conselho Terena também foram listados, sendo eles o professor Alberto França e o atual coordenador do DSEI (Distrito Sanitário Especiai Indígena) estadual, Lindomar Ferreira.

O relator também defendeu na leitura que todos os presidentes do Cimi a partir de 1990 sejam responsabilizados, pois teriam conhecimento dos ocorridos no Estado, sendo a entidade responsável por incurtir entre os índios a ideia de que necessitavam aumentar o território em Mato Grosso do Sul, reforçando essas ações com recursos internacionais - R$ 7 milhões só em 2013.

"Todos são responsáveis pelo nefasto resultado do trabalho do Cimi. Só criaram a cizânia entre as comunidades indígenas", comentou o deputado, que concluiu também que, além dos produtores, tidos como os grandes prejudicados pela ocupações, os indígenas de forma geral também foram, usando de táticas perversas para convencê-los.

Campanhas internacional, afirmando que a carne e a soja de Mato Grosso do Sul tinham o sangue de crianças indígenas, também foram condenadas por Corrêa, que diz ter sido do Cimi a autoria delas, tendo cunho difamatório e mentiroso para desestabilizar o agronegócio local. Diante de todo o cenário, foi considerado que a Igreja Católica, da qual o Cimi é um abraço, foi omissa.

No fim, foi declarado ainda que Flavio Machado, Rui Sposati e Irmã Joana são corresponsáveis pela morte do indígena Oziel Gabriel, em conflito ocorrido em Sidrolândia, já que eles incentivaram diretamente aquele ação de ocupação. Além disso, foi exposto que o Cimi nunca fez um projeto que tenha dado resultados sociais com índios nas aldeias.

Único membro da Comissão a discordar do relatório lido, o deputado Pedro Kemp (PT) disse que vai apresentar um voto em separado, questionando os pontos destacados pelo relator. Para ele, o documento lido hoje apresenta a tese defendida na abertura da CPI, "que era basicamente criminalizar o Cimi. O relator considerou apenas os depoimentos que reforçava sua tese inicial, deixando de lado os relatos favoráveis à entidade", questionou.

O relatório, além de basear os trabalhos da CPI, será também enviado para o MPF (Ministério Público Federal), MPE (Ministério Público Estadual), Governo Federal, Governo Estadual, Ministério da Justiça, Sejusp, Conselho Nacional de Justiça, Senado, representante da Santa Sé em Brasília (DF) e Vaticano.

Na próxima terça-feira (10), às 14h, membros da Comissão farão a discussão e votam o relatório final. Compõem a CPI os deputados estaduais Mara Caseiro (PSDB), Marquinhos Trad (PSD), Onevan de Matos (PSDB) e Pedro Kemp (PT).

Nos siga no Google Notícias