ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputado cobra União para convocação de fiscais agropecuários

Ludyney Moura | 05/08/2014 19:46
Fábio Trad usou tribuna para cobrar ações mais efetivas da União. (Foto: Divulgação)
Fábio Trad usou tribuna para cobrar ações mais efetivas da União. (Foto: Divulgação)

 Na volta do recesso parlamentar, o deputado federal Fábio Trad (PMDB), usou a tribuna da Câmara Federal nesta terça-feira (5) para cobrar da União a convocação e nomeação dos fiscais federais agropecuários, aprovados no último concurso do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em 4 de mais deste ano, importantes servidores para o setor.

Os fiscais são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades voltadas à área de defesa sanitária animal e vegetal, pela fiscalização de insumos utilizados nas atividades agropecuárias, e são eles que podem garantir agilidade às exportações do setor de agronegócio.

“O setor clama por eles. Entendemos, como bem defendem os candidatos aprovados, que deve ser ampliado o quadro de nomeações de fiscais, contemplando todos os candidatos homologados, dispensando-se a necessidade de realização de um novo concurso público”, destacou Fábio, ressaltando ainda que hoje 213 países recebem produtos agropecuários brasileiros.

De acordo com o parlamentar, a falta de fiscais agropecuários tem sido sentida em vários Estados e gerou na semana passada uma mobilização urgente para socorrer o Porto de Itajaí (SC). O MAPA teve de organizar uma força tarefa para que fiscalização da exportação de grãos que esperavam mais de 20 dias para serem exportados, devido à falta de fiscais.

Fábio Trad explica ainda que o Ministério em questão está com um déficit de 885 fiscais, enquanto possui em cadastro reserva 880 profissionais aptos a assumir a vaga. O outro número preocupante é o alto índice de aposentadorias que deve influenciar a pasta em pouco tempo, uma vez que 45% dos servidores estão na eminência de se aposentar.

Para o deputado é importante suprir essa carência de profissionais, para garantir viabilidade comercial e econômica ao setor que mais cresce no país, e tem sido um importante fiel na balança comercial brasileira.

Nos siga no Google Notícias