ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputado concursado do TCE pede vista do decreto que indica Arroyo

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 17/12/2014 11:44
Lídio pede vistas em indicação do deputado Arroyo para ser conselheiro no Tribunal de Contas (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Lídio pede vistas em indicação do deputado Arroyo para ser conselheiro no Tribunal de Contas (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Servidor concursado do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), o deputado estadual Lídio Lopes (PEN) pediu vista do decreto legislativo enviado pelo governo do Estado que indica o deputado Antonio Carlos Arroyo (PR) para a corte fiscal.

Apesar de o governador André Puccinelli (PMDB) ter publicado a aposentadoria do conselheiro José Ricardo Cabral, que ocupa a presidência do tribunal, e ter indicado Arroyo, a assessoria jurídica do TCE informa que os atos foram ilegais e, portanto, sem validade. A vaga também era disputada pelo secretário de Obras, Edson Giroto.

O decreto legislativo chegou ontem e nesta quarta-feira passa pela avaliação da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Para o presidente da comissão, Marquinhos Trad (PMDB), a proposta do governo tem “regularidade, normalidade e legalidade”.

Segundo Trad, foi apresentado o currículo de Arroyo e dispensada a sabatina. “Porque todos conhecem o deputado e a sua capacidade técnica”, diz. Para tramitar, o decreto legislativo precisa ser aprovado pela comissão.

A decisão de pedir vista gerou muitas conversas ao pé do ouvido de Lídio Lopes. O primeiro a chamá-lo para o diálogo foi o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), um dos padrinhos da indicação de Arroyo para o TCE.

Após conversa com outros parlamentares, Lídio disse que vai avaliar o projeto em meia hora. Pelo regimento, ele teria até 24 horas para analisar os documentos. Como a última sessão foi marcada para amanhã, os deputados precisam correr contra o tempo.

Demissão e polêmica – O pedido de aposentadoria de José Ricardo, que abre uma vaga na corte, foi apresentando em 25 de novembro. E, desde então, foi protagonista de diversas reclamações quanto à lentidão.

A demora provocou a exoneração do diretor de Gestão de Pessoas do tribunal, Nilton Leopoldino Rodrigues. A decisão ocorreu após reclamações dos deputado Jerson Domingos, em entrevista à imprensa, e Londres Machado (PR), que reclamou pessoalmente no TCE.

A lentidão do processo seria para que a nomeação ficasse para o próximo ano e o “ungido” fosse escolhido pelo governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na segunda-feira, Arroyo, Jerson e o procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli Francisco, foram a o tribunal e conseguiram que o documento fosse assinado pelo próprio conselheiro. Ontem, a aposentadoria foi oficializada por meio do decreto 5.324.

O rito normal seria que a documentação fosse encaminhada à Governadoria pelo corregedor da corte fiscal, conselheiro Ronaldo Chadid, que está em viagem. Conforme o TCE, o “encaminhamento da matéria ao Executivo e posterior publicação de ato aposentatório é ato nulo de pleno direito”.

Nos siga no Google Notícias