ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputado critica criação indistinta de área ambiental

Redação | 08/04/2009 15:31

Os deputados estaduais Amarildo Cruz (PT), Junior Mochi (PMDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) estiveram reunidos nesta terça-feira com representantes da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) para discutir uma nova proposta de rateio do ICMS entre os municípios de Mato Grosso do Sul.

Amarildo criticou a criação indiscriminada das APAs (Área de Preservação Ambiental) pelas prefeituras, visando receber verbas relativas ao ICMS Ecológico.

A arrecadação do imposto é distribuída somente entre àqueles municípios que possuem unidade de preservação ambiental ou reserva indígena.

O que Amarildo questiona é a falta de critérios na Lei do ICMS Ecológico. Já a Famasul está preocupada com a questão produtiva.

Amarildo apresentou, no fim do mês passado, projeto de lei complementar que propõe a redistribuição sob outros dois critérios ambientais, contemplando os municípios localizados na bacia do rio Paraguai e os que possuem um sistema de tratamento de resíduos sólidos.

"Pode ser uma alternativa para frear a criação de Apas nos municípios, além de buscar resolver o problema da gestão dos resíduos sólidos", afirmou o deputado.

Os parlamentares que participaram da reunião devem se reunir novamente, mas desta vez com a participação do governo do Estado e da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Segundo o deputado Junior Mochi, a intenção é criar um consenso mínimo para apresentar uma nova proposta e tentar resolver a questão do ICMS Ecológico.

"O novo projeto de lei deverá ser mais abrangente, e se for o caso, terá outros deputados como co-autores", esclareceu.

Segundo a resolução n°28, da Semac (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia), 62 municípios são beneficiados pelo repasse, mas a maior parte do recurso é destinada aos municípios de Jateí, Alcinópolis, Taquarussu, Porto Murtinho e Bodoquena.

Nos siga no Google Notícias