ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputado de MS defende ação de diplomata em "fuga" de senador boliviano

Vinícius Squinelo | 27/08/2013 21:03

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) elogiou a conduta do ministro (último cargo antes de embaixador) brasileiro Eduardo Sabóia, na “fuga” do senador Roger Pinto, 53 anos, da Bolívia para o Brasil. O senador oposicionista chegou ao país no sábado (24), entrando por Corumbá, de onde seguiu para Brasília (DF).

Segundo Reinaldo, a vida do senador boliviano Roger Pinto estaria em risco caso ele não saísse da Bolívia. O peessedebista vê o governo de Evo Morales com “aspectos ditatoriais e autoritários”.

“Vejo como um ato de bravura do diplomata Eduardo Sabóia, que se preocupou em preservar a vida do senador da Bolívia, ele está de parabéns por garantir a integridade física do parlamentar boliviano”, comentou Reinaldo.

Entretanto, a ação que resultou na transferência do senador Roger da Embaixada brasileira em La Paz, onde ele permanecia há 15 meses, para Corumbá e de lá para Brasília resultou na saída do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Além disso, o governo brasileiro abriu inquérito para investigar a conduta de Sabóia, que era responsável pela Embaixada do Brasil na capital boliviana.

O senador Roger Pinto chegou no último fim de semana a Brasília após deixar La Paz com um carro da Embaixada brasileira. Ele estava asilado na embaixada do Brasil há 452 dias. O senador fez uma série de denúncias envolvendo suposta corrupção no governo do presidente Evo Morales.

Nesta terça-feira (27), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), declarou que “é deplorável, sob todos os aspectos, a atitude tomada pelo governo da presidente Dilma Rousseff no episódio envolvendo a transferência do senador boliviano Roger Pinto Molina para o país”. Para Aécio, ao expor à execração pública o diplomata Eduardo Sabóia, o governo brasileiro se curva, mais uma vez, a conveniências ideológicas.

Nos siga no Google Notícias