ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputado defende recursos da dívida como pagamento de áreas em conflito

Leonardo Rocha | 02/12/2013 08:10
Orro destacou que esta alternativa é viável e que o governo estadual está disposto a ajudar  (Foto: Divulgação)
Orro destacou que esta alternativa é viável e que o governo estadual está disposto a ajudar (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) defende que os recursos que seriam repassados para pagamento da dívida junto a União, sejam usados pelo governo estadual na compra das terras que estão em conflito em Mato Grosso do Sul.

“Este valor que é repassado mensalmente a União pode ser depositado em um fundo estadual e usado para a compra das terras, o governador André Puccinelli está disposto a usar este recurso para indenizar os proprietários”, ressaltou ele.

Orro voltou a lembrar que desde a Constituição Federal de 1988 ficou estabelecido que a União teria um prazo de cinco anos para fazer as demarcações dos povos indígenas em todo país.

“Passados 25 anos isso não foi feito, retornando o problema para os Estados. Houve um erro da União e agora nada mais justo que ela resolva isso”, ressaltou.

Perda - O deputado destacou que com todos estes conflitos no campo, o Estado acaba perdendo investimentos em sua economia, já que existe instabilidade jurídica com as invasões de áreas produtivas.

“Quem estava produzindo, já não está mais, tem medo de perder o que construiu, os índios ao assumir as terras também não tem condições de produzir, se fizermos a conta veremos o tamanho do prejuízo”, apontou.

Proposta – Após a reunião entre o governador André Puccinelli (PMDB) com representantes do judiciário, sociedade civil, comunidade indígena e produtores rurais, foi produzida uma carta de intenções com três propostas a União.

A primeira defende a desapropriação das terras com interesse social, a segunda opção é a indenização aos produtores através de um fundo estadual que já foi criado só para esta finalidade.

Por fim, também se estuda que o recurso mensal destinado ao pagamento da dívida a União, seja usado pelo governo estadual para a compra das terras em conflito. “Fizemos a nossa parte, agora esperamos que eles decidam qual é a opção mais viável”, destacou Puccinelli (PMDB).

Nos siga no Google Notícias