ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Deputado diz que MS perde R$ 5 bilhões ao ano em função de conflitos indígenas

Leonardo Rocha | 16/10/2013 13:15
Deputado destacou que em função dos conflitos, a economia do Estado é prejudicada (Foto: Divulgação)
Deputado destacou que em função dos conflitos, a economia do Estado é prejudicada (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Laerte Tetila (PT) afirmou que Mato Grosso do Sul perde até R$ 5 bilhões por ano em seu PIB (Produto Interno Bruto) em função dos conflitos indígenas que acontecem no Estado. Ele destacou que esta insegurança jurídica, faz com que os produtores das regiões mais afetadas deixem de investir em suas propriedades com medo de perder a terra.

“A região centro sul tem as melhores terras do Estado, mas com estes conflitos com os povos indígenas a economia da região fica prejudicada, sem investimentos e desenvolvimento, pois tem uma demanda reprimida em função da insegurança jurídica”, destacou ele.

O deputado ressaltou que quando acontecem ocupações na região, até aqueles produtores que não tiveram suas terras invadidas acabam sendo prejudicados. “Existem cerca de 50 áreas em conflito hoje no Estado, não existe solução e a economia é que paga a conta, o produtor não vai investir na terra que pode ser contestada”.

Tetila ainda citou o Estado do Mato Grosso que já resolveu este conflito cedendo 14% de sua área para os povos indígenas e agora está em plena expansão. “Hoje temos apenas 0,2% do nosso território com os índios, se chegássemos a 1% já teríamos um clima mais tranquilo”.

Negociações – O deputado estadual Pedro Kemp (PT) enviou documentação ao Ministério da Justiça pedindo o retorno das negociações com os produtores e comunidade indígena que foi interrompida após o fracasso da alternativa envolvendo TDA (Título da Dívida Agrária). O deputado destaca que caso não haja a retomada destas negociações, novas tragédias possam acontecer no Estado.

Nos siga no Google Notícias