ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputado do Estado sai em defesa de aposentados no Congresso

Ludyney Moura | 06/08/2014 20:11
"O que o Estado brasileiro tem contra os aposentados?", questionou Fábio na Câmara Federal. (Foto: Divulgação)
"O que o Estado brasileiro tem contra os aposentados?", questionou Fábio na Câmara Federal. (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB), usou a tribuna da Câmara Federal para cobrar dos parlamentares e também da União, uma resposta mais efetiva de alguns projetos legislativos que tratam da aposentadoria do trabalhador brasileiro, como as PEC's (Propostas de Emenda à Constituição) 555/06 e 170/12.

A PEC 555 visa dar um fim, gradualmente, com a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e dos pensionistas. A matéria está pronta para a votação na Câmara dos Deputados e já chegou e ser incluída na pauta, sendo retirada em seguida.

“Não é possível conceber como plausível juridicamente compelir o aposentado brasileiro a continuar contribuindo com a Previdência Social, se ele ao longo de décadas o fez na perspectiva de reaver a contribuição no período em que não está mais trabalhando, com justiça aliás”, disparou Trad.

O deputado questionou aos colegas, o fato de obrigar o aposentado a contribuir com a Previdência. “Quando é que ele vai reaver essa contribuição? Nunca. Portanto, não se trata de contribuição, mas tributação disfarçada, e por isso inconstitucional. Urge que o parlamento faça um reparo por questão de Justiça”, disse.

Já a PEC 170, trata da garantia de aposentadoria com salário integral para os servidores aposentados por invalidez, que tem a simpatia do parlamentar sul-mato-grossense, que também defendeu aos colegas, o fim do fator previdenciário, que, segundo ele, causou perda de 81,77% nos últimos 20 anos para os aposentados e pensionistas do País.

“O fator previdenciário é outra crueldade, que de certa forma degrada e reduz o valor das aposentadorias”, condenou o parlamentar. “A pergunta que se faz é: o que o Estado brasileiro tem contra os aposentados? Cria tantos mecanismos que reduzem e aviltam o valor das aposentadorias”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias