ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputado federal afirma que HU ficou sucateado por culpa da União

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 04/10/2013 11:09
Mandetta diz que faltou investimentos da União no HU (Foto: Marcos Ermínio)
Mandetta diz que faltou investimentos da União no HU (Foto: Marcos Ermínio)

O ex-secretário de saúde e atual deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) afirmou, hoje, durante reunião da CPI da Saúde da Câmara Municipal que o Hospital Universitário ficou sucateado no tratamento de radioterapia devido a falta de investimento da União.

“O HU foi custeado e sucateado pela União, foi ele quem abandonou o hospital, o município de Campo Grande ainda tentou reverter à situação”, destacou ele.

De acordo com Mandetta, a secretária municipal foi até Brasília oferecer ao Inca (Instituto Nacional do Câncer) um aparelho de hemodinâmica em troca de uma nova bomba de cobalto, já que o aparelho do HU só tinha 4% de sua carga de funcionamento. “Ele negaram a troca e ainda disseram que Mato Grosso do Sul não era prioridade no momento”, destacou ele.

O deputado ainda destacou que durante este período, segundo semestre de 2005, pacientes de Campo Grande foram enviados para Dourados para continuar tratamento de câncer. “Nós tivemos que estender o tratamento de radioterapia no Hospital do Câncer até meia noite para atender a demanda”, argumentou.

Pólos regionais – Mandetta também fez questão dizer que 84% dos profissionais de alta complexidade estavam em Campo Grande e com isto a cidade tinha que receber pessoas de todo Estado, além de pacientes de países de fronteira como Paraguai e Bolívia. “O governo estadual deveria ter implantado pólos regionais para que desafogasse a situação na Capital, ao invés disto eram compradas ambulância para os municípios”.

O vereador Alex do PT, integrante da CPI, pediu ao ex-secretário que fixasse sua apresentação na questão do tratamento de oncologia e não em outros pontos da saúde. “Este não é o objeto principal, queremos saber do desmonte do tratamento de câncer em Campo Grande”, destacou.

Nos siga no Google Notícias